10 estatísticas de cold mail que vão explodir sua mente!

por | Última atualização em 03/05/2022 | email marketing

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Você já recebeu um cold mail?

Também conhecidos como cold mails, são aqueles e-mails de primeiro contato que chegam em nossa caixa postal sem termos nos cadastrado em alguma lista de recebimento.

Diferente dos famigerados spans, os cold mails devem ter relevância para os seus destinatários, ou seja, quem receber tem que ter um bom motivo para abrir!

Cold mails são uma ótima maneira de causar uma primeira impressão e uma ótima maneira de quebrar o gelo. Estes são um componente importante em qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida.

Se você está saindo da sua zona de conforto e enviando cold mails, continua comigo que vou te dar uma visão das 10 principais estatísticas de cold mail que eu tenho certeza que vão te surpreender.

Se você procura impulsionar seus negócios com cold mail, essas estatísticas ajudarão você a aumentar suas chances de sucesso.

Mas antes de entrar nas estatísticas mais surpreendentes, gostaria de salientar informar a importância de analisar essas estatísticas.

Sumário

  1. Importância das estatísticas
  2. Taxas de abertura
  3. Taxas de cliques
  4. Taxas de respostas
  5. Taxas de conversão
  6. ROI em campanhas de cold mail
  7. Taxas de abertura em relação à linha de assunto
  8. Taxa de resposta em relação ao comprimento do conteúdo
  9. Taxa de abertura em relação ao horário de envio
  10. Taxas de abertura em relação ao dia de envio
  11. Taxas de rejeição de cold mail
  12. Conclusão

Importância das Estatísticas:

1. Aumento das taxas de abertura

Com uma análise adequada dessas estatísticas e tendências, você pode aumentar suas taxas de abertura de 20 a 22%.

Um teste simples como incluir o nome do destinatário na linha de assunto, pode aumentar muito as suas taxas de abertura.

Além disso, é importante definir metas realistas usando as taxas médias de abertura do seu segmento. De acordo com diferentes estudos e pesquisas, as taxas de abertura variam de 15,22% a 28,46% dependendo da indústria.

As taxas de abertura de cold mails também podem ser aumentadas incluindo linhas de assunto atraentes. 30% das pessoas verificam e-mails com base em suas linhas de assunto. Portanto, gastar tempo criando uma linha de assunto personalizada realmente compensa. Além disso, uma linha de assunto curta é preferível, pois a maioria dos destinatários verifica os e-mails em seus telefones. Às vezes, longas linhas de assunto podem até formar uma crença na mente do seu cliente potencial de que um e-mail é spam.

Além disso, é importante trabalhar frequentemente com split testing ou testes A/B. Eles consistem em criar dois e-mails com apenas uma diferença, por exemplo, uma linha de assunto distinta. Depois disso você envia para metade da sua lista a versão A e para o restante a versão B e compara depois os resultados.

A maioria das ferramentas de gestão de CRM como o Mailchimp possuem essa funcionalidade inclusa e fornecem estatísticas completas para esse teste.

O segredo de qualquer estratégia de marketing é a melhoria contínua. Ao refinar seus e-mails com melhoras pequenas a cada envio, você aprende o que funciona melhor para a sua audiência e maximiza resultados.

2. Melhora sua segmentação

As estatísticas também te ajudam a melhorar a sua segmentação. Ao separar suas listas em segmentos menores, você consegue isolar melhor os públicos que respondem melhor as suas mensagens.

3. Controla Custos

As estatísticas ajudam a identificar as estratégias que podem ser implementadas para garantir que os e-mails não sejam ignorados e produzam melhores resultados. O aumento das taxas de abertura, reduz os custos de envio, geralmente calculados em custo por mil envios ou CPM.

4. Melhora as taxas de resposta

E-mails personalizados ajudam a melhorar as taxas de resposta. Adicione campos personalizados, como o primeiro nome ou o nome da empresa. Essa personalização aumenta as taxas de abertura e de resposta.

Agora vamos entrar nas 10 principais estatísticas de cold mail:

1. Taxas de abertura

A taxa média global de abertura durante o ano de 2019 foi de cerca de 22,1%. Foi uma queda de 8% em relação a 2018. Entre 2015 e 2018, essa taxa ficou em torno de 24%. Em 2021, a taxa média de abertura está em torno de 18%. Além disso, as taxas médias de abertura de cold mails variam conforme o setor e, em 2019, foi de cerca de 22,15%. As taxas de abertura continuam flutuando. Geralmente, uma taxa média de 23% ou mais é considerada boa para os negócios.

2. Taxas de cliques

A taxa média de cliques foi de 2,6% a 3,43% durante o período 2019-2020.
Em 2021, a média geral de todos os setores juntos, o click-through foi de 10,29%.

3. Taxas de Resposta

A taxa média de resposta gira em torno de 1-5%. Isso significa que você consegue alcançar 5 em cada 100 pessoas.

Uma taxa de resposta de 15 a 20% também foi registrada para profissionais de marketing e vendedores que enviam cold mails da maneira certa. Há uma empresa com uma taxa média de resposta de 44% também.

Alucinante, não é mesmo?

Mas a questão é: qual é o caminho certo? O que esses profissionais de marketing e vendedores estão fazendo que os ajuda a obter mais respostas em comparação com outros vendedores?

É uma Fórmula de 4 Regras!

a. Identificar a Intenção:

Identificar a intenção do seu cliente em potencial é de grande importância. Se você sabe que um cliente visitou seu site e pesquisou informações sobre seu produto ou serviço, é um sinal claro de que ele está interessado em seu produto.

Tentar identificar seus problemas e dar-lhes uma solução certa ajuda a fechar o negócio! Portanto, enviar cold mails para esses clientes em potencial sempre gera resultados.

b. Avaliação do Ajuste:

Nem todos que demonstraram alguma intenção estão satisfeitos com seu produto/serviço. Como profissionais de marketing, você deve conseguir identificar seu mercado-alvo e criar personas de compradores.

c. Escolher o canal certo:

Nem sempre o e-mail é o canal certo para entrar em contato com seu cliente. Se ele entrou em contato com você através do WhatsApp, tente interagir com ele na mesma plataforma através de mensagens, em vez de enviar muitos e-mails em sua caixa de entrada.

d. Personalização:

A personalização tornou-se um método muito popular atualmente para lançar seu cliente. Enviar uma mensagem personalizada relevante para uma pessoa que se envolverá com ela aumenta suas chances de converter o negócio.

4. Taxas de conversão

Em 2021, a taxa de conversão de um cold email foi de 15,11%. A taxa média de conversão subiu para 18,49% no ano de 2018. Esse percentual caiu em 2019 e 2020.

Além disso, a maioria dos provedores de email marketing não compartilha seus dados oficiais sobre as taxas de conversão, e nem todos os leads são convertidos por email.

5. ROI em campanhas de cold mail

O termo retorno sobre o investimento, do inglês return of investiment (ROI) mede quanta receita cada real investido em uma campanha de marketing gera.

ROI médio para 2021 – R$ 38 para cada R$ 1 investido, ou 3.800%.

  • Melhores desempenhos: 18% das empresas alcançam ROI de mais de R$ 70 por R$ 1 investido.
  • Baixo desempenho: 20% das empresas obtêm ROI inferior a R$ 5 por R$ 1 investido.
  • Emails segmentados: Gerou 36% da receita total de cold emailing
  • Campanhas acionadas: geraram 306% mais CTR por e-mail do que e-mails não acionados.

Em 2019, o ROI médio foi de R$ 42 para cada dólar gasto, que caiu para R$ 38 para cada dólar gasto em 2021.

6. Taxas dependendo das Linhas de Assunto

O padrão para escrever linhas de assunto é mantê-lo curto para ser visto totalmente na tela do telefone. Você não deve torná-lo muito curto ou longo, é interessante que ele tenha em média 45 caracteres.

As taxas de abertura para diferentes limites de palavras na linha de assunto são:

  • 3-12 caracteres: 44% de taxa de abertura
  • 81-86 caracteres: taxa de abertura de 43%
  • 98-111 caracteres: 54% de taxa de abertura

7. Taxas dependendo do comprimento do conteúdo

O comprimento do conteúdo também afeta as estatísticas, especificamente, as taxas de abertura. O comprimento do texto também deve ser igual às linhas de assunto, tornando-o curto e bem específico.

Algumas estatísticas gerais são:

  • 200-400 caracteres: taxa de resposta de 3,5%
  • 500-1000 caracteres: taxa de resposta de 7,5%
  • 1400–1500 caracteres: taxa de resposta de 8%

8. Taxas de abertura conforme o horário de envio do e-mail

Como garantir que seus e-mails sejam abertos e respondidos? Existem alguns horários específicos em que você pode pegar seu assento rapidamente.

Taxas dependendo do tempo de envio de e-mail

  • 05:00-06:00: 37% de taxa de abertura e 8% de taxa de resposta
  • 19h-21h: taxa de abertura de 48% e taxa de resposta de 8%

9. Taxas de abertura dependendo dos dias da semana

Quem quer trabalhar nos finais de semana? O pior momento para enviar um e-mail de trabalho a alguém é nesses dias.

Sua perspectiva deve estar passando tempo com suas famílias, e eles são menos incomodados em verificar seus e-mails. Seus e-mails deslizarão para baixo e, portanto, passarão despercebidos.

Portanto, tente enviar e-mails apenas em dias úteis. Pesquisas mostram que o melhor momento para garantir altas taxas de abertura é terça-feira.

10. Taxa de rejeição de cold mail

A taxa de rejeição de cold mail indica a porcentagem de e-mails que não são enviados ao destinatário. É uma métrica extremamente importante para acompanhar de perto, porque se for superior a 2%, seus e-mails começam a entrar em spam com mais frequência, dificultando ainda mais o contato com o cliente em potencial.

Normalmente, espera-se que a taxa de rejeição seja inferior a 3%. Se exceder, suas campanhas de e-mail serão afetadas negativamente.

Conclusão

Essas foram as 10 principais métricas de e-mail que você precisa ter em mente ao enviar cold mails.

Entendo que o cold mail pareça uma estratégia intimidadora, mas essas estatísticas farão você perceber que o cold mail é uma arma realmente eficaz para ter em seu arsenal de marketing digital!

Obrigado por me acompanhar até aqui!

Renato Nabinger

Renato Nabinger

Empresário e consultor de negócios, especializado em auditoria de marketing digital. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, acompanhou mais de 1250 empresas na implementação de suas estratégias digitais.
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