Coração da marca

por | Última atualização em 13/10/2020 | Sem categoria

Encontre o coração da sua marca

Cada marca possui um conjunto básico de crenças que influenciam tudo o negócio. Chamamos essas crenças de Coração da Marca. Saber quais são esses princípios e por que são importantes é fundamental, pois são uma força poderosa que pode apoiar ou sabotar seus negócios.

Quando suas crenças estão alinhadas ao seu negócio, você passa a atrair pessoas para a sua marca através de um senso de comunidade e alcança seus objetivos. Se você não tem crenças bem definidas, permite que sentimentos conflitantes e objetivos divergentes atrapalhem o rumo da sua empresa. Isso pode facilmente alienar funcionários e clientes, prejudicar sua cultura e atrapalhar seus objetivos.

O Coração da marca é composto por quatro elementos que o ajudam a esclarecer o que você faz, como você faz e por que isso é importante para seus stakeholders.

Coração da marca

Objetivo: Por que existimos?
Visão: Que futuro queremos ajudar a criar?
Missão: Como criamos esse futuro?
Valores: Que princípios guiam nosso comportamento?

Os elementos do Coração da marca são intencionalmente ordenados em uma hierarquia lógica para guiá-lo desde seu “por quê?” de alto nível ao acionável “como?”. Isso facilita a articulação de cada elemento.

Objetivo e Visão
(O porquê?)

Missão
(O quê?)

Valores
(O como?)

Combinados, esses elementos fornecem a base de que você precisa para:

Tomar melhores decisões de negócios

Ao enfrentar uma decisão de negócios desafiadora, o Coração da marca vai nortear as suas decisões na direção do seu objetivo. Operar com seus valores cultiva a confiança e mantém você responsável perante as pessoas com quem trabalha, clientes e leads.

Construir relacionamentos mais fortes com os clientes

Comunicar suas crenças de forma autêntica e consistente ajuda a atrair pessoas com os mesmos ideais. Em um mercado competitivo, esses relacionamentos são cruciais para o seu sucesso a longo prazo.

Simon Sinek, autor do brilhante livro Start with Why, disse, “As pessoas não compram o que você faz, eles compram por que você faz isso.”

Cria uma cultura mais forte e feliz

Quando os colaboradores compartilham a mesma visão, são mais participativos, comprometidos e engajados, criando um ambiente de trabalho mais saudável que ajuda a atrair e reter as pessoas talentosas que você deseja.

Em última análise, o Coração da marca é uma ferramenta poderosa para alinhar todos os aspectos do seu negócio, desde as ofertas de serviços até o conteúdo que você cria.

A maioria das empresas sabe o que fazem e como fazem. Poucas sabem responder o porquê de fazerem todas essas coisas. O propósito descreve o porquê do negócio. Essa ideia pode ser ilustrada através do conceito do Golden Circle, de Simon Sinek.

Golden Circle

O QUE VOCÊ FAZ: este é o produto ou serviço que você vende. Seu objetivo aqui é garantir que você o descreva em linguagem clara que as pessoas possam entender em alguns segundos.

COMO: é o que você oferece. Comunicar os benefícios da sua oferta é importante, mas esses são os “dados” – atendimento ao cliente, profissionalismo, confiabilidade – que não farão muito para distingui-lo.

O que você quer divulgar aqui é o seu “molho especial” – as maneiras específicas pelas quais trabalhar com você é uma experiência diferente e quais as transformações que elas podem esperar quando trabalharem com você.

POR QUE: Como já citamos anteriormente: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz”.

  • Porque as pessoas devem se preocupar com o seu negócio?
  • Por que ele existe?
  • Qual é a mudança que você está tentando fazer para seus clientes, sua comunidade e o mundo?

Quando você tem um objetivo forte, as pessoas que estão alinhadas com esses valores desejam fazer parte disso.

A essência da marca é o que a maioria dos empresários ignora, no entanto, é aí que a magia do branding realmente entra em ação. Há um ditado famoso que diz: “As pessoas compram com a emoção e justificam com a lógica”.

Vender é um tópico desconfortável para muitos prestadores de serviços, mas se você humanizar sua marca, as pessoas certas serão naturalmente atraídas por você.

Criando sua declaração de propósito (o Porquê do seu negócio)

Definir seu motivo – ou sua declaração de propósito – é um exercício que fazemos com nossos clientes como parte da estratégia de atração de leads. É provavelmente o mais importante que fazemos, porque fornece uma base sólida para o restante da estratégia.

E, porque poucas pessoas nem sequer levam alguns momentos para pensar nisso…

Ter uma declaração de propósito que o guie faz toda a diferença quando se trata de criar mensagens de marca que o diferenciam como sendo mais especial e valioso que seus concorrentes.

Abaixo inclui algumas perguntas para você pensar em seu objetivo, se você ainda não tem uma imagem clara. Você não precisa ter respostas para todas essas perguntas, elas estão aqui apenas para mostrar que há diversas abordagens que você pode seguir. Se uma delas parecer a melhor opção para você, comece por ela.

E não fique preso pensando que precisa gravar isso em pedra: você pode (e deve) ajustar sua declaração de propósito à medida que entender melhor a si e a seus clientes.

DICA: sua declaração de objetivo precisa ser clara, concisa e fácil de entender. Caso contrário, será incrivelmente desafiador para seus clientes compreenderem o que você está querendo comunicar.

Por que você entrou nesse negócio em primeiro lugar?
O que você viu que queria mudar?
Que necessidade você viu no mercado que queria atender?

Como sua empresa pode fazer a diferença para seus clientes?
Qual é o problema que você deseja que sua empresa resolva?
Como sua empresa vai melhorar as coisas?

Como você se sente sobre seus clientes?
Importa a você como seu serviço faz com que seus clientes se sintam?
Que aspecto do seu relacionamento com seus clientes te alegra mais?

Qual é o seu impacto?
Qual o impacto que você está causando no dia-a-dia das pessoas?

Que mudança você e seus clientes desejam ver no mundo?

Sua marca se posiciona sobre questões importantes, como testes em animais, mudanças climáticas, bullying, casamento gay, controle de armas, salário igual ou alguma outra causa? Como sua empresa vai melhorar as coisas?

Você é um divisor de águas na sua indústria?
Existe um problema como qualidade, preço ou eficiência que perturba o status quo do seu setor? Seja claro sobre o QUE, COMO e POR QUE, em seguida, divulgue-o de forma clara e consistente, e você usará sua marca para fazer a pré-venda seus serviços para você.

Um grande exemplo de marca com finalidade

A Dove foi uma das responsáveis por um movimento de aceitação de um corpo feminino livre das imposições de padrões de beleza. Esse movimento se espalhou como fogo e hoje, milhares de marcas seguem esse caminho.

Em 2004 foi criado o projeto Dove para Autoestima para ajudar a próxima geração de mulheres a crescer feliz e confiante com sua aparência. O projeto oferece lições educacionais sobre autoestima a jovens (especialmente garotas) com idades entre 8 a 17 anos através de aulas em escolas, oficinas para grupos de jovens e material online para os pais.

Em 2010 a empresa comissionou uma pesquisa global que mostrou que: “Apenas 4% das mulheres no mundo todo se consideram bonitas e a ansiedade com a aparência começa quando ainda são muito jovens.

Seis entre dez garotas estão tão preocupadas com sua aparência, que até deixam de fazer coisas no seu dia a dia: nadar e praticar esportes, ir a uma consulta médica ou à escola e até mesmo dar suas opiniões.”. A causa da empresa é trabalhar para amenizar essa realidade alarmante e para conscientizar o mundo que algo deve ser feito sobre isso.

A Visão da Dove:

“Acreditamos que a beleza deve ser uma fonte de confiança, não de ansiedade. É por isso que estamos aqui para ajudar mulheres do mundo todo a desenvolverem uma relação positiva com sua aparência, ajudando-as a aumentar sua autoestima e perceber todo seu potencial”

(O que) Produtos de banho e limpeza, beleza e cuidados para a pele

(Como) Mais que um sabonete Todas as mulheres sonham com uma pele macia e hidratada. O lançamento de Dove atendeu à demanda das consumidoras brasileiras, cada vez mais exigentes e preocupadas com o cuidado pessoal. Como havia feito em outros países, Dove redimensionou o conceito de sabonete, antes relacionado apenas à higiene e ao perfume, proporcionados pelo banho.

Com uma fórmula exclusiva e muito mais suave que as de seus concorrentes, Dove foi além e incluiu a hidratação como um diferencial marcante.

(PORQUÊ) A Dove está em uma missão para aumentar a auto-estima das mulheres e redefinir a definição de beleza.

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