Crie uma oferta impossível!

por | Última atualização em 08/01/2021 | marketing digital

Ninguém consegue resultados exponenciais sendo medíocre.

Ao longo dos meus vinte e poucos anos trabalhando com auditoria de marketing e mais de 1300 consultorias (e contanto) o maior problema que eu identifico nas empresas é a ausência de uma oferta ridiculamente ousada.

O problema raramente é de falta de segmentação, ou da qualidade do serviço prestado. Atendi muitas empresas com excelência em atendimento, com público muito bem identificado, mas com resultados muito abaixo do esperado em faturamento.

A maioria dessas empresas, parte de uma oferta fraca, que não a separa da concorrência. Uma oferta commoditie equivalente a um saco de arroz no mercado. Você sabe muito bem como funciona… quantas vezes você escolheu o arroz vinte centavos mais barato? Não há diferença, é uma compra mecânica, não existe tesão.

Se você quiser ter resultados expressivos, precisa partir de uma oferta impossível, quase indecente. Isso mesmo! Tem que ser algo quase impensável para a concorrência e é claro, te faça perder o sono no primeiro momento.

Há muitos anos, li uma matéria sobre como foi criado o Gmail. Para encurtar muito a história, o início do projeto foi pensado a respeito de qualidade e velocidade da interface do usuário, que seria superior aos concorrentes Hotmail e Yahoo Mail.

Eles estavam ainda na fase de brainstorm quando um dos colaboradores do Google levantou a mão e falou – E se a conta de email tivesse um giga de espaço de armazenamento? – Imediatamente um dos engenheiros respondeu – Impossível! – Nesse exato momento os fundadores tinham certeza de que era esse o caminho a seguir.

Se você em 2004 já tinha idade para usar um email, tenho certeza que ouviu falar do Gmail pala capacidade estarrecedora de 1 giga de espaço comparado aos “ridículos” 2 ou 4 megas que eram o padrão da época.

A busca do impossível sempre levou empresas como a Google, Tesla, Apple e outras gigantes a terem crescimentos exponenciais.

Entende onde eu quero chegar? Ninguem chega ao topo sendo tímido! Ainda mais quando o assunto é a oferta.

Mas e o lucro? Ah o lucro…

Quanto mais agressiva for a sua oferta de entrada, maior será a probabilidade de converter leads em clientes. O ideal é remover ao máximo as barreiras de entrada da primeira venda.
Esqueça o lucro nessa etapa, essa é a hora de provar para o seu prospect que você é, de longe, a melhor opção.

Você não precisa entregar tudo de bandeja! Sua oferta de entrada tem que ser de alto valor para o cliente e custar proporcionalmente pouco. Você faz isso com um serviço que mais simplificado que dê uma vitória rápida para o cliente.

O segredo é criar uma escada de ofertas, ou seja, conforme o cliente vai confiando em você, vai sendo introduzido a serviços mais completos – e mais lucrativos para você. Resumidamente ela funciona da seguinte forma:

Oferta grátis > Oferta de introdução > Oferta principal > Oferta premium

A oferta grátis é uma amostra de como o seu trabalho vai beneficiar o cliente em potencial. Pode ser um relatório gratuito, uma consultoria breve de 30 a 60 minutos, um teste gratuito de 7 dias.

A oferta de introdução, como falamos antes, tem o propósito de quebrar o gelo da primeira compra. Aqui você se concentra em entregar o máximo de valor e conquistar a primeira venda.

A oferta principal é onde você vai ter o seu lucro e vai entregar a sua solução completa ao cliente.

A oferta premium é para aqueles clientes que querem ir além com você. Querem um atendimento mais próximo, exclusivo. Estão dispostos a pagar mais por isso e sabem valorizar o seu tempo.

Com essa estratégia, você garante um fluxo maior de entrada de novos clientes e também alonga o Lifetime Value, que é o valor médio desembolsado ao longo da permanência do cliente no seu negócio.

Ao descartar a mentalidade imediatista, e cultiva relacionamentos de longo prazo, você constrói uma base sólida e sustentável para o seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre como criar uma oferta, leia o artigo “8 componentes imprescindíveis de uma oferta irresistível”.

Obrigado por ter me acompanhado até aqui!

Abs

Renato Nabinger

Renato Nabinger

Empresário e consultor de negócios, especializado em auditoria de marketing digital. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, acompanhou mais de 1250 empresas na implementação de suas estratégias digitais.
Quer receber nossas notificações? Seja o primeiro a acessar nossas novas estratégias Não Sim

Rapidinho...

Você já se cadastrou em nossa lista de-mails? Enviamos toda semana, conteúdo estratégico de alta qualidade para impulsionar o seu negócio.

 
 

Seu cadastro foi realizado com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This