Email Marketing: Garanta 40 x de retorno com nosso guia

por | Última atualização em 30/04/2020 | email marketing

O Segredo para transformar qualquer tráfego em sua fonte de lucrativa de vendas é capturar o email dos seus leads.

Por quê? O email marketing supera de longe, todos os outros canais de marketing. Um dos maiores erros que as empresas cometem é deixar de criar uma lista de emails desde o primeiro dia de existência. Por email você se comunica com sua comunidade, lança novos serviços e alcança seus clientes.

Ações de email marketing geram quarenta vezes mais resultados que as redes sociais. Sim, você leu certo. De acordo com um estudo de 2014 da McKinsey and Company, para cada dólar investido em email marketing, você recebe quarenta dólares a mais do que receberia anunciando no Facebook, Instagram e em todos os outros canais de marketing.

De acordo com o “Marketing email tracker 2019”, um relatório a Direct Marketing Association (DMA), para cada £1 investida em email marketing, o ROI (Retorno sobre o investimento) médio é de £42.

E ao contrário do que muitos falam sobre o email marketing estar declinando em importância: 76% do universo de empresas entrevistadas reportou AUMENTO da taxa de abertura de emails e 51% afirmaram que houve acréscimo no ROI. 41% também informaram que as saídas de lista (opt-out) baixaram.

Tabela comparativa do Roi dos canais de marketing:

Email marketing £42
SEO £22
Anúncios na internet £20
Anúncios de palavras chave £17
Marketing urbano £10
Catálogos de vendas £7
Mídia impressa £2

 

Não cometa o erro de não utilizar esse recurso incrível para o seu próprio negócio. O email marketing fornece mais leads do que qualquer outro canal de marketing. Quarenta e dois por cento das empresas entrevistadas pela DMA listaram o email marketing como o principal canal de marketing digital para geração de leads.

Portanto, se você leva a sério o crescimento dos seus negócios, uma lista de emails é essencial. Além do alto ROI, é um risco enorme criar um negócio em uma plataforma pertencente a outra pessoa.

A Xequemate® é especialista em email marketing e pode ajudar seu negócio a obter o tipo de retorno que falamos nesse artigo. Para saber mais visite nossa página de serviços.

O Facebook pode mudar suas políticas da noite para o dia – o que elas fazem o tempo todo.

O Google pode penalizar seu site e acabar com seu tráfego. Mas ninguém pode tirar a sua lista de email de você!

A moral da história é a seguinte: não deixe o destino da sua empresa nas mãos de outra pessoa. Se você constrói seu público somente em plataformas externas, você não está no controle.

Além disso, o email marketing é incrivelmente eficiente, você vende para 10 pessoas tão facilmente quanto para 100.000. Em outras palavras, ele escala!

Você pode reutilizar uma campanha de email marketing lucrativa repetidamente. Por meses ou até anos a fio. Até no automático!

Essa é outra vantagem sobre muitos canais de marketing. Você pode criar sistemas de venda automáticos, onde você pode escrever um email, gravar um vídeo, escrever uma landing page de vendas ou gravar um webinar e lucrar no piloto automático.

O email marketing é uma das maiores alavancas do seu negócio, e espero a essa altura, você tenha percebido por que ter uma lista de emails é tão importante. Por isso, é importante, investir seu tempo aperfeiçoando suas estratégias de email marketing.

Agora você vai ver como pode escrever emails emocionantes que motivam as pessoas a comprar.

Email Marketing

A batalha pela atenção na caixa de entrada

Quando utilizamos o email marketing como estratégia, existem três coisas importantes a considerar:

 

  1. Como aumentar a entrega das suas campanhas de email marketing
  2. Como garantir taxas de abertura superiores em suas campanhas de email marketing
  3. Como persuadir o leitor a clicar no CTA em nossas campanhas de email marketing

1. Como aumentar a entrega das suas campanhas de email marketing

Quando se fala em campanha de email marketing, a maioria das pessoas pensam que tudo que elas precisam fazer é encontrar um serviço de envio de emails, como o Mailchimp por exemplo, carregar suas listas no sistema, criar a mensagem e clicar em enviar que, a partir desse ponto, a empresa vai lidar com todo o resto do processo.

A realidade é bastante diferente. Você tem que se esforçar para garantir que suas mensagens sejam entregues.

Se você levar em conta que os serviços de email como o Gmail, atualmente trabalham com sistemas de filtragem inteligentes, manter uma alta capacidade de entregas não é uma tarefa fácil.

Atualmente, a capacidade de entrega de emails é determinada por três fatores:

  • Reputação do remetente.
  • Taxas de devolução e reclamação de spam.
  • Engajamento do destinatário.

Para empresas que levam a sério o crescimento, a capacidade de entrega de emails é sem dúvida uma das variáveis determinantes para o sucesso nesse canal.

Se o seu email não estiver otimizando e sua capacidade de entrega constantemente testada, talvez você esteja perdendo centenas ou até milhares de vendas. Porque se os seus emails não são entregues, eles não são vistos, lidos ou clicados.

Se você puder aumentar a capacidade de entrega de seus emails em apenas dois ou três por cento, vai aumentar significativamente sua receita.

Mas qual seria então o primeiro passo para que sua campanha de email marketing tenha uma boa taxa de entrega?

A plataforma de email marketing

O primeiro passo para uma alta entregabilidade é estar em uma boa plataforma. Entre as melhores, podemos listar as seguintes por ordem de eficiência na entrega:

Escolher a melhor vai depender de fatores como o tamanho da sua lista. É interessante realizar uma pesquisa mais aprofundada e testar de um desses serviços.

Limpeza de listas

Se você já tem uma lista de email marketing, é imprescindível que você contrate um serviço de limpeza, porque a falha na capacidade de entrega de emails é provavelmente uma das causas mais comuns de perda de reputação de envio.

Quando você tem uma lista desatualizada e, por exemplo, 20% dos emails da sua lista não existem. Serviços o Gmail começam a diminuir sua reputação quando recebem emails para contas que já estão deletadas.

Outro serviço importante que essas empresas faz além de limpar os emails que não existem na sua lista é remover cadastros de contas que costumam marcar muitas mensagens como spam e remover spamtraps.

Spam Traps são ferramentas utilizadas por serviços de email como o Hotmail e o Gmail, para identificar spammers, aquelas pessoas que ainda sismam em enviar emails não solicitados e entupir nossa caixa postal com lixo.

Eles são endereços de email criados, mas nunca divulgados, ou seja, não devem receber mensagens de outros usuários. Quando isso acontece, é enviado um alerta para os provedores, informando que o remetente para estas contas é um spammer em potencial, afinal, como ele pode ter enviado um email para um endereço que é sigiloso, que nunca foi divulgado? Spam!

Listas de email compradas são cheias de spamtraps e também possuem diversos emails inativos, duas coisas que só vão servir para destruir sua reputação de envio.

Bom, já deu para entender a importância de uma lista limpa para que sua campanha de email marketing taxas de entrega saudáveis!

Os melhores atualmente são:

É importante ressaltar que, embora seja uma questão muito técnica (chata), é fundamental entender o efeito profundo que a capacidade de entrega exerce no aumento das suas vendas.

Os resultados não são lineares: eles compõem e influenciam exponencialmente as suas vendas: mais entrega leva a mais aberturas e mais aberturas, mais cliques.

Mais entrega -> mais aberturas -> mais cliques -> mais visualizações da oferta -> vendas -> mais lucro!

Agora você deve ter ficado preocupado e se perguntou:

Qual é a minha reputação de entrega?

Basta acessar senderscore.org e descobrir. Uma sender reputation acima de 90 é boa, qualquer coisa acima de 95 é ótima e você não deve ter nenhum problema de entrega.

No entanto, é algo que você precisa verificar com freqüência, pois deseja descobrir problemas o mais cedo possível. Qualquer pontuação abaixo de 90, trará alguns problemas que precisam de correção.

Métricas de entrega

Segue abaixo uma lista com as métricas mais importantes que afetam sua pontuação e reputação de remetente.

Indicadores positivos:

Mensagem lida: um indicador positivo de que o destinatário deseja receber seus emails.

Mensagem respondida: Um indicador positivo de que a mensagem é desejada e apresenta um interesse pessoal ao destinatário.

Mensagem encaminhada: um indicador positivo de que o destinatário considera a mensagem valiosa e acha que outros devem vê-la também.

A mensagem está marcada como “não é spam”: um indicador positivo muito forte que os provedores de email usam para treinar seus filtros de spam.

A mensagem é movida para uma pasta: uma indicação de que o destinatário deseja o seu email, mas também deseja melhor organizá-lo e acessá-lo mais tarde.

Remetente ou domínio adicionado ao catálogo de endereços: Um sinal positivo indicando que o destinatário deseja seus emails e deseja garantir que suas futuras mensagens sejam entregues na caixa de entrada.

Indicadores negativos:

Mensagem excluída sem ser aberta: um sinal negativo de que seu email não interessa ao destinatário.

Mensagem marcada como spam: um sinal negativo muito forte de que seu email é indesejado e não é digno de estar na caixa de entrada.

Como aumentar sua reputação de envio

A estratégia mais importante para aumentar sua pontuação de remetente é enviar emails mais interessantes e que entreguem valor para o destinatário.

Não basta enviar promoções e ofertas da sua lista. Você precisa criar boa vontade com o seu público e fazer com que eles fiquem ansiosos pelo seu próximo email.

Uma maneira fácil de fazer isso é escrever dois terços dos seus emails com conteúdo e valor e apenas um terço com ofertas e promoções.

Formatação e estilo

Ao contrário do que muita gente pensa, seu email não deve ser “bonito”, e não deve ter imagens.

Por que não?

Em primeiro lugar, quem você acha que envia esses tipos de emails? indivíduos ou empresas com intenção comercial? Empresas! Esses tipos de email enviam um sinal para os provedores de email de que a natureza do seu email não é pessoal e acabam prejudicando a entrega.

E se não for entregue, ninguém o abrirá, e se ninguém estiver abrindo, ninguém estará comprando!

Em segundo lugar, foi provado em inúmeros testes que emails com layout profissional e imagens não convertem e nem geram vendas!

No entanto, a maioria das empresas continua projetando demais os emails e tentando torná-los “bonitos”.

Muitos empresários e até alguns profissionais de Marketing experientes colocam seus logotipos no cabeçalho dos emails e, em seguida, inserem botões e estilos html, fazendo com que a mensagem pareça até uma página de internet.

Esses tipo de formatação destrói a capacidade de entrega das suas mensagens de email marketing por um motivo óbvio:

Quem envia esses tipos de email são as empresas! E que tipos de mensagem elas enviam com essa formatação? Promoções!

Os códigos gerados nessa formatação sinalizam aos provedores de email que a mensagem com certeza é uma promoção e devem ser movidas para uma pasta específica ou no caso do Gmail, para a guia de promoções.

Conclusão: você deve ter uma infraestrutura robusta que forneça autenticação de email precisa, uma alta pontuação de remetente e um endereço IP de envio limpo.

Alternação de remetente

Uma última dica nessa seção: Alternar o remetente e nunca usar nomes cargos ou departamentos

O envio de emails provenientes de várias pessoas da sua empresa melhora as taxas de abertura e aumenta sua reputação do remetente.

Utilize emails como ricardo@dominio.com.br, eduardo@dominio.com.br e marcela@dominio.com.br . Alternando os envios entre esses emails.

Nunca utilize emails como: marketing@dominio.com ou atendimento@dominio.com ou diretor@dominio.com pois existe uma chance muito maior deles caírem nos filtros dos provedores de email.

Taxas de aberturas superiores no email marketing

2. Como garantir taxas de abertura superiores em suas campanhas de email marketing

Toda manhã quando você abre sua caixa de email, se depara com um monte de mensagens comerciais, muitas delas de empresas que você nunca sequer ouviu falar. Sem considerar as mensagens que já caem direto na caixa de spam!

Quantas dessas mensagens você chega a ler? Uma em cada 20? Menos? Você deleta tudo que parece ser promocional, comercial e que te façam perder seu precioso tempo.

Já deu para entender que, quanto menos comerciais seus emails parecerem, melhores as chances de serem abertos.

Agora pense nos email que você abre. Na maioria esmagadora das vezes são mensagens pessoais de amigos, parentes, colegas de trabalho, fornecedores, clientes e por aí vai.

Ninguém quer perder uma notícia de um familiar ou deixar de responder a um cliente não é verdade?

Se a sua mensagem tiver aparência comercial, lamento te informar, mas quase nenhuma pessoa da sua lista vai abrir seu email, essa é a realidade.

Ninguém gosta de ser importunado com vendas. Algumas empresas já perceberam isso e passaram a “camuflar” seus emails comerciais, enganando os clientes e fazendo eles abrirem a mensagem.

Esse tipo de atitude é ainda mais nociva à empresa, uma vez que o cliente percebe que foi enganado, NUNCA MAIS vai confiar em uma palavra ou abrir um email dessa empresa, pode ficar tão irritado que além de sair da sua lista vai marcar ela como spam (baixando sua reputação de envio).

A forma mais segura de ter seus emails abertos é primeiramente parecer pessoal. Ninguém  se importa com seu email comercial.

A começar pelo remetente, que sempre deve vir com o nome de uma pessoa e nunca com o nome de um departamento ou cargo.

Emails como comercial@nomedaempresa.com.br vai direto pro lixo!

Ninguém deseja receber por email uma mensagem comercial de uma empresa. As pessoas só querem receber notícias de seus amigos. Sua tarefa, então, é parecer o amigo, colega de trabalho ou membro da família, ou seja, alguém de confiança.

É importante não usar truques, porque se você pisar na bola, vai perder a confiança deles e seus emails nunca mais serão abertos novamente.

Com o tempo, você vai desenvolver uma pontuação de remetente ruim e, pior ainda, vai criar “cegueira por email” nas pessoas da sua lista.

A “cegueira por email” é quando o email de alguém está presente na sua caixa de entrada, mas você o deleta mentalmente como perda de tempo. Você provavelmente abriu dois ou três emails dessa tipo da mesma pessoa no passado e não obteve nenhum valor real deles ou eles o entediaram ou ficaram te empurrando coisas que você não quer.

Então, com o passar do tempo sua mente bloqueia esse remetente e você nem vê mais os emails em sua caixa postal.

Para evitar essa doença que aniquila qualquer potencial de faturamento com sua lista de emails, é fundamental que TODAS as suas mensagens deixem seus leitores entretidos, engajados e com vontade de receber novos emails seus.

O segredo do engajamento, além de entregar sempre conteúdo de valor e com alta relevância para sua lista, é a PERSONALIDADE! Não seja um CHATO.

É importante fazer com que seus leitores recebam uma pequena dose de dopamina toda vez que eles receberem uma mensagem sua na caixa postal e que faça eles quererem abrir seus emails.

Faça eles ficarem ansiosos aguardando o seu próximo email. Estreite o relacionamento com sua audiência, seja autêntico e saiba entreter as pessoas, a taxa de abertura das suas campanhas de email marketing vai disparar, e consequentemente seu faturamento!

Esse vínculo com a sua audiência não acontece por acidante, requer muito esforço e tempo para que as pessoas se identifiquem com você e criem um laço de amizade e confiança.

Como fazer com que seus títulos levem as pessoas a abrir seus emails

Esqueça os truques e “hacks” que você está cansado de ver pela internet. A estratégia aqui é simples:

Não seja identificado como um email comercial, seja PESSOAL!

O objetivo principal do título do seu email é parecer com o amigo, o membro da família ou o colega de trabalho.

Ser aquela pessoa do grupo de confiança sem usar truques e sem ser chato. Quanto mais você soa como um amigo, mais você se distancia do grupo dos emails marketings comerciais que são deletados.

Vejamos alguns títulos que você receberia e abriria na sua caixa de entrada:

Olha isso!
Vamos marcar uma cerveja?
Vamos comprar esse presente para a Flávia!
Aprovação de cadastro pendente
A fatura do seu cartão de crédito fechou!
Seguem as opções de cor que discutimos no telefone.

O que esses títulos tem em comum?

  • Não usam caixa alta nas palavras
  • Tem pouca ou nenhuma pontuação
  • São curtos
  • Fazem perguntas
  • São suficientes para você querer abrir, mas não contam a história toda.

Nossos títulos têm que ter todos esses requisitos acima se quisermos ser pessoais.

Alguns templates de títulos que você pode usar em seu emails marketing:

  • os 10 melhores {assunto}
  • mais de 21 maneiras de aumentar seu {assunto}
  • você acha que pode {benefício}?
  • A única maneira de conseguir {coisa desejável} sem fazer {coisa indesejável}
    {benefício} enquanto dorme
  • como criar {assunto} que irá {beneficiar}
  • 5 razões pelas quais você deve {assunto}
  • como {nome / empresa} faz {assunto}
  • {público} reais {público} usam {solução}
  • {nome / empresa} pode {verbo} qualquer {assunto} em {dias}
  • como {nome / empresa} obteve {número / resultado desejável} em {número de dias}
  • descubra a solução para {assunto}
  • saiba como {solução} vai mudar sua vida hoje

 

Cumprimento do título do email

O comprimento mais comum entre as mensagens comerciais é de 21 e 60 caracteres, por isso mesmo são considerados os tamanhos MENOS EFICIENTES. Possuem taxas de abertura de 13,8%, taxas de clique de 1,2% e 8,5% de chance de serem abertos e clicados.

Com mais de 61, os emails tendem a ser mais lidos. Possuem taxas de abertura de 14,8%, taxas de clique de 1,3% e 8,9% de chance de serem abertos e clicados.

Títulos entre 1 e 20 caracteres tem resultados MELHORES. Possuem taxas de abertura de 18,5%, taxas de clique de 2,4% e 12,9% de chance de serem abertos e clicados.

Texto do Preheader

O preheader é um resumo que vem logo abaixo do título do email quando ele é visualizado na caixa de entrada. Muitos provedores de email o exibem para dar aos usuários uma prévia do conteúdo sem que a mensagem precise ser aberta.

O texto é usado pelos assinantes como uma ferramenta de triagem depois do título, porque é a segunda coisa que um assinante vê quando recebe seu email.

Esses dois elementos são utilizados para decidir se esse email pertence ou não ao grupo que vai ser aberto.

Como já abordamos, se seus emails não forem abertos, é impossível fazer com que as pessoas cliquem e executem a ação desejada.

A função do preheader não é contar a história toda e sim deixar o leitor com uma grande vontade de abrir o email.

Pense nesta seção como as manchetes e as notícias que você vê na capa das revistas sensacionalistas – aquelas que usam a intriga para atrair os leitores a comprá-las para descobrir mais.

Seja cuidadoso. Se você contar tudo ao leitor, você diminui muito as chances dele querer abrir o email para saber mais. Em geral, é melhor pegar algumas partes do corpo do email, e modificá-las para que funcionem como o preheader.

Também é ótimo usar a técnica de redação chamada de ‘cliffhanger’ ou ‘open loop’ onde você deixa o leitor querendo saber mais.

Um “cliffhanger”, na tradução literal para a língua portuguesa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”, é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente.

Muito utilizado na TV para manter o espectador intrigado até o final do comercial ou até o próximo capítulo.

A promessa é que, se você continuar lendo ou assistindo, será recompensado com o que deseja saber. Suspense e intriga são os principais ingredientes de um bom cliffhanger.

Nada é mais eficiente do que usar a curiosidade como gancho no texto, dando ao leitor apenas o suficiente para fazê-lo querer saber mais.

Veja alguns exemplos:

  • “Porque as ações dessa empresa vão triplicar de valor em dois meses. Leia o relatório aqui >> ”
  • “Chefe de cardiologia do diz que óleo de peixe pode fazer mais mal que bem e indica substituto seguro (veja aqui) ”
  • “Entrei na sala do meu chefe e disse em alto e bom som… ”

Além do suspense você pode utilizar outras técnicas como humor, dúvida, desafio e surpresa.

Melhores dias e horários de envio

Para maximizar as aberturas da sua campanha de email marketing, priorize os seguintes horários e dias de envio:

Dias (por ordem de prioridade):

Terça-feira
Quinta-feira
Quarta-feira

Horários (por ordem de prioridade):

10h às 11h
20:00 à meia-noite
14:00
6 da manhã

Melhores combinações de dia/horário:

Terça-feira às 10h
Quinta-feira às 20h
Quarta-feira às 14h
Terça-feira às 6h
Quinta-feira às 10h
Quarta-feira às 20h
Terça-feira às 14h
Quinta-feira às 6h
Quarta-feira às 10h
Terça-feira às 20h
Quinta-feira às 14h
Quarta-feira 6h

É IMPORTANTE que você realize testes com a sua lista para verificar realmente se estes são os melhores dias e horários para sua audiência.

Opt in do email marketing

 

3. Como persuadir o leitor a clicar no CTA em nossas campanhas de email marketing

Nessa parte vamos mergulhar na anatomia do email marketing de alta conversão. Você vai ver o que funciona e o que não e irá aprender passo-a-passo como escrever mensagens que convertem.

Entonação é tudo! O texto tem que ser pessoal e tem que ser uma conversa. Tem que entreter o leitor! Não importa o quão importante seja a sua mensagem ou quanto valor você queira entregar no texto.

Se a mensagem for chata, formal, técnica ou acadêmica de mais, você vai ter problemas. Seja controverso, engraçado, excitante! Faça seu leitor sorrir e sentir emoções ao ler seu email.

Qualquer pessoa, independente da formação, função ou classe social só vai responder à paixão e ao entretenimento. Tenha opiniões, seja polêmico! Ninguém vai seguir um robô.

No mundo de hoje existe uma preocupação muito grande da opinião dos outros, então a comunicação acaba ficando pasteurizada, medíocre. Não desagrada a ninguém, mas acaba não agradando também.

Por conta de alguns poucos haters, que nem clientes são, muitas empresas perdem verdadeiras fortunas por não tomar um partido ou por jogar na defensiva.

A falta de paixão deixa seus textos chatos, tudo na esperança de não ofender quem nunca vai comprar de você de qualquer forma!

Se você tiver paixão e for excitante, vai ter sempre haters atrás de você! Mas vai ter muitos seguidores também! Quanto mais real e autêntico você for melhor. Não tente ser outra pessoa e nem pense em agradar a todos. Você só vai perder tempo e energia.

Não fale só sobre o seu negócio, aborde assuntos interessantes, conte histórias, use parábolas, inclua partes da sua vida pessoal.

Seja como você é com seus amigos, isso vai criar empatia e vai atrair pessoas que se identificam com você. Depois que eles tiverem entretidos, ai sim fale das suas ideias e estratégias.

Anatomia de emails que convertem

Título/Preheader > Lead > Corpo > Chamada a ação

Cada elemento do seu email tem um único objetivo: fazer o leitor ir para o próximo passo.

Título/Preheader: prende o leitor e o faz continuar lendo. O título tem que fazer o cérebro do cliente explodir de curiosidade.

Lead: Direcione o leitor através de uma declaração interessante ou uma quebra de paradigma que chame a atenção que os mantenha focados em sua mensagem.

Corpo: Conte uma história fascinante ou os emocione com um exemplo da vida real.

Chamada a ação: Faça com que eles cliquem, compartilhem, comprem ou executem a ação que você planejou para o seu email.

Design

Seu email tem que ser o mais parecido possível com uma mensagem que você receberia de um amigo, parente ou de um cliente.

Esqueça emails em HTML e formatações elegantes. Use apenas emails de texto, com pouquíssima ou nenhuma formatação, da mesma forma que você faz quando manda um email para algum amigo seu.

Nenhuma pessoa gosta de receber marketing. Você conhece alguém que fica feliz ao receber uma ligação de telemarketing? Pois é!

É muito melhor quando a pessoa recebe alguma informação que vai ajudar ela de alguma forma a alcançar um resultado desejado.

O email é a forma de fazer a sua lista te conhecer melhor, gostar do que você fala e depois confiar em você.

Essa é a melhor forma de converter leitores em clientes.

Escreva como se fosse para um amigo

Inicie uma conversa e não tente vender nada logo de início, se concentre primeiro em ter sua mensagem lida.

A única forma de fazer isso é escrevendo como se você estivesse falando com um amigo seu, de forma pessoal. Use frases curtas e escreva da forma como você fala.

Não escreva mensagens muito longas, use parágrafos curtos, de preferência com uma ou duas frases.

Leia o texto em voz alta para ter certeza que existe uma fluência similar ao de uma conversa entre você e um amigo.

Fale um pouco de você e da sua vida, mas não esqueça que a mensagem deve ser sempre FOCADA no leitor e no que ele quer e em como você pode ajudar que ele alcance seus objetivos.

Seja específico

Textos vagos costumam ser chatos e causam cegueira de email marketing. Seja sempre específico em suas afirmações.

Ao invés de “Aumente suas vendas”

Escreva:

“Quer saber como dobrar suas vendas em 90 dias? Já imaginou como seria a sua vida se o faturamento da sua empresa duplicasse? Você não se preocuparia mais com as contas, sua família poderia viajar nas férias. Você teria funcionários mais motivados, pois poderia pagar aquele aumento que eles tanto merecem e dar a eles melhores benefícios. Dormiria melhor e teria menos preocupações sabendo que o futuro da sua empresa está assegurado.”

Reparou como esse texto é muito mais pessoal? Parece que você conhece a pessoa, que está conversando com ela, que ela te entende.

Essa é a fórmula para fazer com que seus emails sejam lidos.

Não peça, diga!

Quando chegar a chamada a ação, é importante que você não peça nada. Ela tem que ser um comando. Seja específico e diga o que o leitor tem que fazer.

Utilize frases como:

  • Reserve agora seu lugar
  • Baixe aqui o seu e-book
  • Cadastre-se para saber mais

O propósito de usar esses comandos, é direcionar o leitor a uma ação específica, mas sem parecer autoritário.

Abaixo segue uma checklist para você utilizar quando for planejar seus emails:

Checklist

  • Certifique-se de usar um nome de remetente pessoal.
  • Envie seus emails às terças-feiras às 10 horas.
  • Faça com que as linhas de assunto tenham duas a quatro palavras ou tenham um comprimento super longo.
  • Escreva um preheader que desperte a curiosidade.
  • Escreva emails que entretenham, excitem e envolvam Não escreva emails com cara de email comercial.
  • Escreva emails em texto simples e sem efeitos visuais. Converse com os leitores como faria com seu melhor amigo.
  • Escreva pensando sempre nos seus leitores, não apenas em você.
    Não seja vago.
  • Não peça para eles comprarem, clicarem ou agirem. Diga a eles!

4. Conclusão

Chegamos ao final desse conteúdo. Você aprendeu as estratégias mais importantes para elaborar uma campanha de email marketing com alta taxa de abertura e conversão.

Agora é por mãos a obra e começar a montar e testar suas estratégias, aprimorando o que você aprendeu e dando o seu tempero pessoal.

Se você gostou do artigo, compartilhe! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!

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