Facebook Ads: 18 estratégias comprovadas de alta conversão

por | Última atualização em 30/04/2020 | facebook ads

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é um mecanismo de marketing e publicidade que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro do Facebook e do Instagram.

É uma ferramenta que permite gerenciar quem a sua mensagem irá alcançar e de que forma isso vai acontecer.

A interface da plataforma atual aceita a veiculação de anúncios de diversos tamanhos e tipos.

Quando bem planejados, conseguem atingir o público-alvo de maneira eficiente.

Agora vamos abordar 18 estratégias testadas e comprovadas tanto para os anúncios da Xequemate® quanto para os de nossos clientes:

1. Conheça profundamente seus clientes
2. Crie ofertas irresistíveis para o seu público alvo
3. Faça promessas corajosas
4. Melhore seus textos
5. Utilize chamadas a ação
6. Seja simples e claro
7. Conte uma história (storytelling)
8. Entenda e interaja com o seu público
9. Aproveite tendências do momento
10. Não faça isso!
11. Seus anúncios devem ser consistentes com seu funil
12. Segmente seus anúncios
13. Utilize anúncios otimizados para conversão
14. Teste seus anúncios
15. Priorize vídeos e utilize imagens de alta qualidade!
16. Prove que você pode dar os resultados que está oferecendo
17. Conheça seus números. Essa é a fórmula do sucesso
18. Mude o seu mindset se você quer ter sucesso no Facebook Ads

Facebook ads dica 1. Conheça profundamente seus clientes

O primeiro passo é entender profundamente seus clientes. A maioria dos empresários não sabe dizer qual é o perfil dos seus principais clientes.

Desconhecem até os motivos pelos quais eles escolheram a empresa deles para fazer negócios.

Conhecer a fundo seus clientes, é primordial para o seu marketing! Sem isso você não vai saber segmentar sua publicidade e acabará perdendo dinheiro ao anunciar para as pessoas erradas.

Se você não tiver certeza do perfil do seu cliente principal, contrate uma empresa de pesquisa ou então realize você mesmo um levantamento minucioso quanto antes.

Ligue para seus clientes, envie pesquisas por e-mail e descubra seus gostos, porque escolheram você, seus medos e seus objetivos.

Quanto mais você conhece seu cliente melhor você segmenta seus anúncios, maior é a conversão e mais lucros você tem.

Facebook ads dica 2. Crie ofertas irresistíveis para o seu público alvo

O sucesso que você obtém com a publicidade no Facebook vai depender muito de você ter as ofertas certas que criem o desejo de compra no público alvo.

As pessoas não compram produtos, elas compram soluções para os seus problemas. Sua oferta deve ser projetada para mostrar que seu produto ou serviço é o caminho mais certo para solucionar esses problemas.

É importante não oferecer apenas fornecer a solução, o ideal é que a percepção de valor da sua oferta seja tão alta comparada com a da concorrência que o cliente não se importe de pagar um preço premium para obtê-la.

Por isso, antes de se preocupar com o texto ou a aparência dos seus anúncios, concentre-se em criar ofertas irresistíveis para o seu público. 

Facebook ads dica 3. Faça promessas corajosas

Faça grandes promessas inconcebíveis pela concorrência para se destacar no meio dos anúncios covardes.

A Internet está abarrotada de ofertas dentro do seu nicho de mercado, então você precisa mais do que apenas uma grande promessa para chamar a atenção.

Com milhares de mensagens de marketing diariamente, as pessoas pararam de acreditar nos anúncios.

Para que seus anúncios no Facebook ou no Instagram sejam notados, você também precisa fazê-los acreditar em sua promessa.

Você pode fazer isso oferecendo a eles algo que eles nunca viram antes. E que a concorrência nem sonha em oferecer. Isso vai te ajudar chamar a atenção dos consumidores que pensam que já viram de tudo.

É óbvio que tem que ser uma promessa que você possa cumprir! Mas seja corajoso e pense em algo que seja desafiador o suficiente para te tirar o sono, mas que possa com certeza ser entregue.

Facebook ads dica 4. Melhore seus textos

O texto é a chave para vendas maiores. A única maneira de alcançar pessoas on-line e influenciá-las é através de suas palavras.

A redação das ofertas e a maneira como os textos são estruturados é o fator que mais influencia as taxas de conversão.

A diferença entre um texto amador para um profissional pode se a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas campanhas.

Não adianta você escolher o público correto, ter a oferta perfeita e investir uma fortuna em anúncios se o anúncio, a ponta de lança da sua campanha, não convencer o visitante a clicar.

Facebook ads dica 5. Utilize chamadas a ação

Os melhores anúncios do Facebook têm um objetivo claro.

Seu anúncio deve ter um call to action (CTA) claro.

Uma chamada para ação eficiente faz toda a diferença nas taxas de conversão.

Comece definindo a ação que você busca, e então escreva o anúncio em torno desse objetivo.

Finalize os anúncios com “Clique aqui”, “Arrasta para cima”, “Se você gostou compartilha!”, “Marque um amigo”.

Facebook ads dica 6. Seja simples e claro

No momento de escrever anúncios que convertem no Facebook, você deve deixar de lado a linguagem rebuscada.

O objetivo é transmitir uma mensagem de forma clara e simples para o seu público.

Quando alguém vê seu anúncio, ele deve saber imediatamente: O que você está oferecendo, Como isso o beneficia e o que fazer a seguir.

Facebook ads dica 7. Conte uma história (storytelling)

Todos gostam de uma boa história. Uma história pode criar conexão emocional com seu público. Ao criar uma narrativa e contá-la nos anúncios no Instagram e no Facebook, fica mais fácil conquistar novos clientes.

Desde que o mundo é mundo, histórias vêm sendo contadas entre pessoas, seja para repassar conhecimento, entreter ou mesmo criar e aprofundar relações.

As pessoas tendem a ser mais engajadas quando sabem que existem outras pessoas envolvidas. É uma forma poderosa de se aproximar da audiência e estreitar seu relacionamento.

Os anúncios que demonstram mais humanidade, proximidade e são pessoais tem níveis de conversão muito mais altos que mensagens racionais com foco no produto ou serviço.

Dificilmente você vai conseguir tocar as pessoas sem explorar alguma emoção. Você pode se conectar com seu público por meio do desejo, da felicidade ou curiosidade, por exemplo.

Você também pode aliar o storytelling à gatilhos mentais. Assim, é possível despertar curiosidade, necessidade, urgência, entre outros sentimentos para garantir altas taxas de conversão em seus anúncios no Facebook Ads.

Use também a narrativa visual. Conte histórias através de fotos e vídeos. Sua história pode se tornar bem mais cativante se forem usados recursos que ajudam a ilustrar bem a mensagem que quer passar.

Vídeos pessoais produzidos por você mesmo podem aumentar a proximidade através da intimidade. Seu público passa a te ver como um amigo quando recebe uma vídeo chamada, por exemplo.

Organize a forma como vai contar a sua história através de uma jornada narrativa. Ela ajuda a estruturar as ideias de forma clara em início, clímax e fim.

Utilize elementos que despertem o interesse do público.

Por exemplo:

Personagens: mostre um pouco da personalidade de cada um dos envolvidos no seu negócio.

Desejos: qual é a ambição do seu cliente? Mostre que a sua missão é ajudar pessoas como ele a alcançar esse resultado, que a sua missão é essa. Que esse é seu legado para o mundo.

Conflitos: Compartilhe alguns dos principais desafios e obstáculos já superados, e tudo o que você precisou fazer para chegar até onde está.
Explore os seus pontos fortes e tudo o que torna a sua história única.

Facebook ads dica 8. interaja com o seu público

Nunca se esqueça de checar e responder os contatos enviados pelo público em resposta aos seus anúncios.

Muitas oportunidades são perdidas quando a empresa faz o anúncio no Facebook ou no Instagram e simplesmente não responde algum contato feito pelo cliente em potencial. Para ele não existe ducha de água fria mais gelada do que essa.

Abrace a oportunidade e responda seus contatos o mais rápido possível. Seja humilde e prestativo. Se o seu anúncio for um impulsionamento de um post seu, por exemplo, quanto mais você interagir com os comentários, maior será seu alcance orgânico.

Utilize cada interação para melhorar suas ofertas, esclarecendo pontos que foram levantados ou atendendo a sugestões que podem ser preciosas para o seu negócio.

Facebook ads dica 9. Aproveite tendências do momento

Cuidado! Essa estratégia é apenas para os fortes de coração.
Todos os dias você se depara com eventos que acontecem em sua comunidade ou no mundo que podem gerar oportunidades de vendas para a sua empresa no Facebook e Instagram.

Fique de olho no que está acontecendo ao seu redor e seja capaz de aproveitar oportunidades.

Crie anúncios que peguem carona nos trending topics da internet e veja a sua taxa de cliques atingir patamares inéditos.

Crise econômica, política, acontecimentos com celebridades, eventos de ampla cobertura na mídia, todos esses são assuntos dignos de carona.

Seja ousado, tenha personalidade, seja bem-humorado e até sarcástico. Só não seja desrespeitoso ou insensível. Usar essa estratégia da forma errada pode acabar com seu negócio muito rapidamente!

O presidente está sofrendo impeachment? Bingo!
“Não sofra impeachment! 10 formas infalíveis para resolver crises com seus clientes”

Algum ator famoso foi pego no flagra traindo a mulher?
“Traição maior do que a do {nome do ator}, é deixar de implementar essas estratégias no seu negócio hoje. ”

Facebook ads dica 10. Não faça isso!

Tão importante como saber o que fazer no Facebook Ads é saber o que não fazer!

Não crie anúncios com cara de spam. Você já deve ter visto o textos como “CLIQUE AQUI AGORA!”, Todos em caps lock. A CTA deve ser natural para conseguir que os usuários toquem por conta própria.

Não utilize emojis ou setas para incentivar os usuários a clicar. Tudo que destoar do feed da pessoa e gritar “COMERCIAL!” vai ser ignorado pela sua audiência.

Não seja impessoal e principalmente não tente empurrar seu produto para seu cliente em potencial como é feito na mídia tradicional.

Não mostrar o produto em uso é outra falha se você trabalha com produtos físicos.

É importante passar credibilidade prova social, mesmo que seja alguém usando seu relógio ao invés de uma foto do produto num fundo branco.

Os produtos são mais dinâmicos quando não estão apenas expostos para uma foto. Você quer as pessoas se imaginem usando o seu produto.

Não usar a persuasão é um erro que vai acabar com sua conversão. Ao contrário do Google Ads, que mostra anúncios para usuários que procuram seu serviço ou produto, os anúncios do Facebook e do Instagram dependem que você desperte o interesse e convença pessoas da necessidade de clicar na sua oferta.

Ser chato ficou por último, mas não menos importante!

O Facebook e o Instagram são redes sociais. As pessoas estão lá passando o tempo, se entretendo. Estão escapando por alguns minutos da realidade.

Pior do que anúncios COMPRE! COMPRE MEU PRODUTO! COMPRE AGORA! São os anúncios técnicos de mais, rebuscados, sem sal. Parece que esses anunciantes acham que vão entediar as pessoas até que eles comprem.

É melhor seu anúncio polarizar, ou seja, ter seus HATERS e seus LOVERS do que não ter audiência por falta de personalidade.

Chato não vende, chato não converte! Chato é… chato.

Facebook ads dica 11. Seus anúncios devem ser consistentes com seu funil

Você não vai ter retorno se o seu anúncio no Facebook tiver uma mensagem diferente da que está em sua landing page.

Algo tão simples como um título diferente pode confundir seu cliente em potencial.

Você pode até causar dissonância cognitiva, o que faz o visitante desconfiar do anúncio, porque seu subconsciente está dizendo uma coisa enquanto lê outra.

É a pior coisa que você pode fazer quando está tentando convencer seus visitantes se cadastrem ou comprem seu produto.

Seja sempre consistente com sua mensagem em todo o seu funil de vendas. Uma das maneiras mais fáceis de conseguir isso é usar o mesmo título em diferentes estágios do funil.

Facebook ads dica 12. Segmente seus anúncios

Segmente seus anúncios se baseando no perfil dos seus principais clientes.

Você pode segmentar no Facebook ads pelos seguintes critérios:

Localização: cidades, comunidades e países

Dados demográficos: faixa etária, gênero, no nível de escolaridade, cargo, entre outros.

Interesses: adicione os interesses e os hobbies.

Comportamento: base no comportamento do consumidor, como compras anteriores e uso do dispositivo.

Conexões: pessoas conectadas à sua Página ou evento do Facebook, ou as exclua para encontrar novos públicos.

Listas de contato: conecte-se com seus clientes e contatos no Facebook usando informações do seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) ou listas de emails.

Visitantes do site: pessoas que acessam seu site ou executam determinadas ações nele.

Públicos Semelhantes: pessoas com interesses parecidos com os dos seus melhores clientes.

Facebook Ads dica 13. Utilize anúncios otimizados para conversão

Agora o Facebook Ads permite que você veicule campanhas otimizadas para conversões. Com isso você pode fazer com que as pessoas executem ações específicas no seu site, como se cadastrar ou realizar uma compra.

Importante: Para realizar esse tipo de anúncio você tem que ter o Pixel do Facebook Ads instalado no seu site.

A diferença desse estilo de veiculação é que, depois de criar os anúncios você vai escolher um evento de otimização.

Por exemplo: otimizar para cliques ou para visualizações de vídeos.

Além de otimizar cliques no link, você pode ir além e determinar a otimização para ações realizadas no seu site.

Uma das vantagens dessa modalidade, é que você pode utilizar visualizações da página de destino como, por exemplo, uma página de agradecimento em que o visitante é redirecionado após o cadastro.

Essa conversão gera tráfego de melhor qualidade do que cliques no link, já que a visualização da página de destino ocorre somente quando o visitante realiza uma ação que você planejou.

Além do tipo de conversão, você tem que especificar uma janela de tempo. Ela informa quais conversões usar para a otimização da veiculação (por exemplo, as que ocorrem um dia após uma impressão ou 7 dias após um clique).

No caso de cliques no link, se alguém clicar em seguida fechar a página antes dela carregar, o Facebook Ads vai contabilizar como clique.

Embora você possa otimizar para vendas, não indico essa modalidade. Especialmente se você estiver apenas começando a usar seu pixel para otimização da conversão, pois a frequência de ocorrência é muito baixa.

O Facebook Ads recomenda escolher eventos mais comuns. Por exemplo, otimizar para adições ao carrinho ou visualizações da Página.

Você pode usar o posicionamento automático. Nesse caso o Facebook Ads busca por conversões na família de aplicativos e serviços do Facebook.

Isso pode ajudar a aumentar o número de pessoas que você quer alcançar e otimiza seu investimento.

O Facebook Ads tem utilizado muito a Inteligência Artificial para ajudar os anunciantes a realizarem seus objetivos, isso tem causado resultados positivos tanto no aumento das conversões quanto na otimização das campanhas. Permitindo um alcance maior com um investimento proporcionalmente menor.

Facebook Ads dica 14. Teste seus anúncios

A única maneira de otimizar os anúncios que convertem no Facebook, é executar testes.

Em vez de colocar todo o seu orçamento de anúncios de uma só vez, você pode iniciar com uma quantia pequena e acompanhar o resultado.

Realize testes A/B. Faça dois anúncios diferentes, cada um com a mesma imagem, mas um texto diferente, para ver qual deles tem maior taxa de abertura, comentários, curtidas ou conversões.

Testar diferentes formatos de anúncios pode beneficiar significativamente suas campanhas.
Utilize anúncios do formato carrossel, imagens horizontais, verticais, vídeos e stories.

Analise os resultados e identifique os que tiveram a melhor taxa de conversão.

Os anúncios de carrossel, por exemplo, tem mais espaço para divulgar seu produto ou serviço. Seu formato ajuda a se destacar nos feeds dos usuários, o que é sempre uma vantagem.

Você pode incorporar imagens estáticas e vídeos nos slides em seus anúncios de carrossel.

Teste anúncios com formatos de imagem de paisagem (horizontais) e retrato (verticais), e veja qual funciona melhor para o seu negócio.

Facebook Ads dica 15. Priorize vídeos e utilize imagens de alta qualidade!

A parte visual representa 75% do sucesso dos seus anúncios.

Se você se lembra da última vez em interagiu com seus amigos nas redes sociais, o que o levou a clicar em um anúncio ou a ler uma atualização de status?

Boa chance de ter sido devido a uma imagem ou vídeo.

Adicione uma imagem atraente ou um vídeo ao seu anúncio no Facebook e você terá resultados mais significativos.

Facebook Ads dica 16. Prove que você pode dar os resultados que está oferecendo

Eles querem ver resultados.

É simples converter céticos em compradores. Basta oferecer a eles uma prova de que seu produto ou serviço pode oferecer resultados.

Ao comprovar suas alegações de que seu produto ou serviço funciona para resolver o problema deles, você remove a maioria das objeções de compra.

É uma das coisas mais essenciais a fazer em sua campanha publicitária no Facebook ou no Instagram.

Se assegure de provar que seu produto dá resultados. Você pode fazer isso através de estudos de caso, depoimentos e análises de terceiros.

Se tudo o que você tem a oferecer como prova, ofereça ao menos um argumento lógico.

Facebook Ads dica 17. Conheça seus números. Essa é a fórmula do sucesso

É matemática elementar. O truque é conseguir faturar mais com o cliente do que você gastou com a sua aquisição.

Basta subtrair seu custo por clique (CPC) do seu lucro por clique (EPC). Desde que você esteja no positivo, você está no caminho certo.

É importante também levar em conta o LTV do seu cliente. O lifetime value, é o lucro líquido total que sua empresa vai receber pelo tempo que ele comprar de você.

Vamos supor que o se o seu serviço custe R$100,00 por mês e a média de permanência das pessoas como cliente é de 20 meses, o seu LTV é de R$ 2.000,00.

Se o seu custo de aquisição de cliente (CPA) for de R$ 50,00. O seu retorno do investimento (ROI) que é obtido com a equação Lucro – Investimento ÷ investimento, seria calculado da seguinte forma:

Sem levar em conta o LTV:
R$100,00 – R$50 ÷ R$50 = 1

Ou seja, você receberia R$1,00 de lucro para cada R$1,00 que fosse investido.

Agora vamos calcular o ROI levando em conta o LTV:
R$2000,00 – R$50 ÷ R$50 = 41

Reparou a diferença? Se levarmos o valor TOTAL do cliente, teremos um retorno de R$41,00 para cada R$1 investidos. Ou seja, 41x o retorno do nosso investimento.

Esse tipo de matemática é o que diferencia os iniciantes dos veteranos na Internet.

Quem conhece o LTV dos seus clientes, sabe o quão agressivo pode ser em suas campanhas e ainda sim obter lucro.

Facebook Ads dica 18. Mude o seu mindset se você quer ter sucesso no Facebook Ads

Você pode estar se perguntando: “Tem certeza de que isso funcionará para os meus negócios?”

A publicidade sempre funciona entendendo a psicologia do cliente em potencial e convencendo-o a comprar.

As pessoas sempre agirão de acordo com a natureza humana. Então você não precisa criar uma estratégia de publicidade inovadora e nem reinventar a roda. Você só precisa entender o que leva o seu público a comprar.

Depois que você souber disso, poderá usar os números para descobrir como aumentar o desejo de compra e como converter mais pessoas.

O marketing em redes sociais como o Facebook e o Instagram não é a única forma de levar as pessoas a comprar. É apenas outra plataforma para implementar técnicas de marketing testadas e verdadeiras.

Se você conhece seus números e sabe configurar funis de venda, pode ter sucesso em praticamente qualquer campanha. Nesse aspecto, nenhum negócio é tão único que não possa usar uma campanha de vendas do Facebook para gerar mais clientes.

Os anúncios vão funcionar em todos os mercados, independentemente do que você vende ou do serviço que fornece. É apenas uma questão de aprender o básico e começar.

Se você quer criar um fluxo constante de tráfego de novos negócios pelo Facebook e precisa de ajuda, visite nossa página de serviço e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.

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