Landing Pages de alta conversão para dobrar suas vendas

por | Última atualização em 28/01/2021 | landing pages

Pronto para aprender tudo que há para saber sobre Landing Pages? Nesse artigo vamos abordar os segredos para dobrar as vendas que qualquer empreendedor deveria saber:

O que exatamente é uma Landing page?

Se você traduziu o termo em inglês, pode pensar ser uma landing page, ou seja, uma página do seu site por onde chega seu cliente em potencial. Infelizmente você está enganado.

O fato de alguém visitar seu site e acessar sua página inicial — também conhecida como homepage — não a transforma em uma landing page.

De fato, o pior erro que alguém pode cometer é enviar tráfego diretamente para a homepage de um site.

Uma landing page não é onde seus clientes em potencial chegam. Ela é construída com um objetivo muito específico em mente. Converter visitantes em clientes.

Em outras palavras, uma landing page é uma página que possui todos os elementos voltados a um único objetivo. Seja vender um produto, fazer o visitante se cadastrar em sua lista ou agendar um webinário.

Pode servir, por exemplo, para coletar e-mails de clientes em potenciais, vender um produto ou serviço, inscrever interessados em participar de um webinário ou até mesmo um próximo evento presencial.

Não importa qual seja o seu objetivo final, a característica mais importante de uma landing page é que ela é projetada especificamente para levar seu tráfego da Web e convertê-lo para atingir essa meta.

Estilos de landing pages

Assim como você não usaria uma única roupa para diferentes ocasiões, você não deve usar a mesma landing page para todos os tráfegos que acessam seu site.

Como mencionado, nem todas as landing pages têm o mesmo propósito. Cada modalidade vai se adaptar melhor a um objetivo.

São elas:

Landing page de abertura (Splash page)

Uma página inicial, também conhecida como landing page de boas-vindas, é uma página introdutória que atua como intermediário entre as pessoas que visitam seu website.

É normalmente usada para coletar de e-mails do tráfego do seu site.

Sendo Honesto com você… Esse modelo landing page é inútil, na verdade, é provável que elas diminuam suas conversões.

Por não fornecem muita informação, criam mais um obstáculo que o visitante precisa percorrer antes de encontrar o que está procurando.

Faça um favor a si mesmo e elimine de uma vez por todas essa landing page do seu site. Se você quiser algum destaque ou tela de boas-vindas, use um pop-up modal.

Squeeze Page

É o tipo mais comum de landing page.

Ela recebe o nome do objetivo principal, “espremer” informações do seu cliente em potencial! Normalmente o nome e endereço de e-mail dos visitantes.

É a landing page mais poderosa no marketing digital.

São especificamente projetadas para convencer seus visitantes a registrar seus nomes e e-mails em troca de algo que eles queiram. Pode ser um e-book, vídeo, tabela ou alguma outra isca.

Landing page de vendas

Uma página de vendas é — você adivinhou — projetada para levar o cliente diretamente para a venda de um produto ou serviço.

As páginas de vendas funcionam melhor para tráfego quente que já está familiarizado com sua marca (mas dependendo da qualidade da sua oferta e do quão irresistível ela seja, também pode funcionar para o público frio).

Agora que você sabe o que é uma landing page, vamos dar uma olhada na logística de construção delas.

Quais opções você tem para construir sua landing page?

Você tem basicamente duas opções:

Landing page personalizada

Se você deseja criar uma landing page exclusiva, você pode contratar um web designer ou agência para programar uma página personalizada do zero usando linguagens como HTML e CSS.

São páginas relativamente simples de desenvolver, porque não exigem muito trabalho no back-end.

Isso quer dizer que qualquer desenvolvedor ou webdesigner que conheça sua profissão será capaz de entregar o que você está procurando.

A grande vantagem de ter uma página personalizada é que você tem controle total sobre o design e funcionalidades.

Além disso, uma vez projetada, você não tem que se preocupar em pagar mensalidade como teria que fazer ao utilizar um construtor de landing pages.

Construtores de landing pages

Se você não tiver ninguém disponível para criar uma página do zero, poderá fazer você mesmo. Basta usar um dos diversos sites especializados no assunto.

Neles você vai encontrar até templates pré-projetados para diversas necessidades.

Se você estiver com pressa ou tiver que produzir uma grande quantidade de Landing pages, os construtores são uma ótima opção.

Existem muitos construtores de landing pages no mercado (e novos surgindo todos os dias), mas alguns dos mais populares incluem:

Os construtores de páginas de destino são convenientes e fáceis de usar. Infelizmente, nada na vida é de graça!

Você com certeza vai ter que pagar por essa conveniência: geralmente os preços começam em US$ 25 por mês para um plano básico até centenas de dólares por mês para planos mais avançados ou empresariais.

Esse custo mensal pode prejudicar seu ROI, portanto, antes de seguir esse caminho, verifique se está dentro do seu orçamento.

Quando você precisa de uma landing page?

Você precisa de uma landing page quando quiser converter tráfego e levar seus visitantes a executar ações específicas. Nove vezes em dez, essa ação se enquadra em uma das três categorias:

  • Captura de nome e e-mail
  • Comprar seu serviço
  • Se registrar para um evento

Sempre que você quiser executar uma dessas ações, uma landing page deve ser a sua solução preferida.

Conclusão

Nesse artigo abordamos uma série de estratégias e requisitos importantes para que as suas landing pages tenham resultados expressivos em suas campanhas de marketing digital.

Se você está pensando seriamente em levar suas landing pages a um patamar ainda mais profissional, acesse nossa página de serviços e veja como podemos te ajudar.

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Renato Nabinger

Renato Nabinger

Empresário e consultor de negócios, especializado em auditoria de marketing digital. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, acompanhou mais de 1250 empresas na implementação de suas estratégias digitais.
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