Marketing digital: o guia estratégico para dobrar seu lucro

por | Última atualização em 12/05/2020 | marketing digital

O que é marketing digital?

O marketing digital é definido pelo uso de várias estratégias para converter uma audiência online em clientes.

Essas estratégias abrangem do próprio site a canais como a publicidade digital, email marketing, redes sociais, conteúdo on-line, SEO, influenciadores digitais, entre outros.

Como o marketing digital trata de uma série de canais e estratégias inter-relacionadas, é fundamental traçar objetivos em um planejamento estratégico de marketing digital.

Um bom planejamento vai te dar uma visão melhor do mix de canais pagos e gratuitos que você utilizará para divulgar o seu negócio.

Quais tarefas deverão ser realizadas, que sistemas ou serviços você vai precisar contratar, além de facilitar a delegação de responsabilidades.

A falta de um planejamento sólido é o motivo número um de fracasso das empresas que já se aventuraram no marketing digital e falharam.

A utilização de KPIs (Key Performance IndicatorIndicadores-chave de desempenho) errados é a segunda causa!

Esqueça likes e taxas de clique e se concentre no seu ROI (return of investiment – retorno do intestimento).

A maioria das “agências” no mercado utilizam a técnica da “cortina de fumaça” para deslumbrar clientes com número de likes e taxas de clique, mas esses indicadores não vão pagar as suas contas.

Na Xequemate® focamos apenas em um indicador, o ROI (retorno do investimento) de nossos clientes.

Em resumo, garantimos que para R$1,00 investido em marketing digital, seu negócio receba ao menos R$3,00 de retorno.

Indice remissivo

Nesse artigo você vai ler sobre:

  1. Quais são as diferenças entre inbound marketing e marketing digital convencional (outbound)?
  2. O marketing digital funciona para todas as empresas?
  3. Que conteúdo digital devo criar?
  4. Quanto tempo leva para ver os resultados do meu conteúdo?
  5. Preciso de um grande orçamento para marketing digital?
  6. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  7. Marketing digital de conteúdo
  8. Marketing digital de mídia social
  9. Pay Per Click (PPC)
  10. Inbound Marketing ou Marketing de Atração
  11. Conteúdo Patrocinado
  12. Conversion Rate Optimization (CRO)
  13. Estou pronto para experimentar o marketing digital. O que devo fazer agora?

Quais são as diferenças entre inbound marketing e marketing digital convencional (outbound)?

Embora ambos utilizem os mesmos canais, as estratégias são completamente diferentes.

No marketing digital convencional, ou marketing de saída, as estratégias do marketing de massa são importados para a internet.

Nessa visão, a audiência é tratada como uma massa uniforme de pessoas.

Nela o objetivo é colocar anúncios diretamente na frente de tantas pessoas quanto possível no espaço on-line — independentemente de serem relevantes ou bem-vindas…

A esperança aqui é que, quanto maior minha quantidade de anúncios, mais vendas você vai conquistar.

O foco aqui é gritar para audiência: COMPRE MEU PRODUTO AGORA!

O problema é que apenas 3% de qualquer mercado está pronto para comprar nesse exato momento, então o desperdício de verba é imenso.

Quanto mais empresas anunciam online, menos eficiente essa estratégia se torna. Pois, temos uma centena de concorrentes envolvidos em uma luta de faca por esses 3%.

No Inbound Marketing, o foco é completamente diferente. O objetivo é alcançar os 97% restantes desses clientes que não estão dispostos a comprar agora.

Fazemos isso usando conteúdo on-line para atrair clientes-alvo, fornecendo ativos que são úteis para eles.

Por fim, o inbound marketing é uma metodologia que utiliza ativos de marketing digital para atrair, envolver e encantar clientes online.

O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever táticas de marketing on-line de qualquer tipo, independentemente de serem consideradas de entrada ou de saída.

Na Xequemate@ utilizamos um mix de outbound e inbound marketing. Utilizamos o outbound para obter resultados a curto prazo e o inbound para médio e longo prazo. Isso garante a lucratividade dos nossos clientes desde o início dos nossos projetos.

O grande diferencial é que nosso outbound é planejado para esmagar a oferta da concorrência com ofertas tão poderosas que, os 3% de clientes dispostos a comprar agora, não pensarão duas vezes ao escolher o seu negócio e não seus competidores.

O marketing digital funciona para todas as empresas?

É uma dúvida comum para muitos empreendedores. O marketing digital pode sim funcionar para qualquer empresa e em qualquer setor.

O importante é ter em mente que uma estratégia que pode funcionar bem para um negócio pode não funcionar para o outro.

As variáveis envolvidas no marketing digital são muitas e ajustar uma campanha até sua eficiência máxima leva tempo e requer uma série de tentativas e erros.

As estratégias vão depender do perfil do seu público alvo, to tamanho do mercado e de quão saturado ele é, dos concorrentes, da sua oferta, do valor cobrado pelos seus serviços, se você trabalha com produtos ou serviços, enfim.

Se sua empresa é B2B (business to business — empresa para empresa), é provável que seus esforços de marketing digital sejam centrados na geração de leads on-line, direcionando esses clientes em potencial para um vendedor que vai entrar em contato.

Nesses casos, o papel da sua estratégia de marketing é atrair leads que sejam um encaixe perfeito para seu produto ou serviço.

Se sua empresa é B2C (business to consumer — empresa para consumidor), dependendo do preço dos seus produtos ou serviços, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas ao seu site e transformá-las em clientes.

Quanto menor o valor cobrado, menos atrito é gerado na compra e a decisão é mais fácil. Convencer um cliente a comprar uma caneta requer muito menos esforço que vender um helicóptero.

Para valores baixos, é provável que você possa acelerar essa jornada do consumidor e eliminar rapidamente as barreiras dessa compra.

Trabalhando com processos automatizados que permitam que suas vendas escalem.

Nos serviços de alto valor, é importante focar na maratona e não no sprint.

Você vai precisar de mais tempo para que o cliente em potencial se decida e essa venda vai requerer muito mais pontos de contato do que uma venda de ticket mais baixo.

marketing digital

Que conteúdo digital devo criar?

A primeira coisa a pensar é em seu público alvo e os problemas que eles querem resolver.
É importante sempre ter em mente que ninguém compra um produto ou serviço.

Todos nós, compramos soluções para problemas.

Você não precisa de uma furadeira. Precisa de um buraco na parede! O dia que inventarem uma forma melhor de fazer isso o dia das furadeiras estará contado.

Lembra da máquina de escrever e o que aconteceu com ela depois que o computador entrou no mercado? Pois é!

É importante identificar quais são os objetivos e desafios do seu público-alvo em relação aos seus negócios.

Em um nível básico, seu conteúdo on-line deve ter como objetivo ajudá-los a atingir esses objetivos e superar seus desafios.

O conteúdo que você cria, também vai depender das necessidades do seu público em diferentes estágios da jornada do comprador.

Quanto mais ele se aproxima da venda, mais informado e propenso a comprar sua solução ele deve estar.

Em termos do formato do seu conteúdo, há muitas coisas diferentes para experimentar.

Aqui estão algumas opções que recomendamos em cada etapa da jornada do comprador:

Estágio de conscientização

Publicações no blog: ótimo para aumentar seu tráfego orgânico quando combinado com uma forte estratégia de SEO e palavras-chave.

Infográficos: muito compartilhável, o que significa que aumentam suas chances de ser encontrado nas mídias sociais quando outras pessoas compartilham seu conteúdo.

Vídeos curtos: novamente, eles são muito compartilháveis ​​e podem ajudar sua marca a ser encontrada por novos públicos, hospedando-os em plataformas como o YouTube.

Estágio de Consideração

Ebooks: Ótimo para geração de leads, pois geralmente é mais abrangente do que um post ou infográfico, o que significa que é provável que alguém troque suas informações de contato para poder recebê-las.

Relatórios: Novamente, este é um conteúdo de alto valor, ótimo para geração de leads. Também podem funcionar para o estágio de conscientização, pois eles são frequentemente captados pela mídia ou pela imprensa do setor.

Webinários: Por permitirem o envio de perguntas e comentários durante a sua exibição, os seminários on-line são um formato de conteúdo de estágio de consideração muito eficientes.

Estágio de decisão

Estudos de caso: uma ótima forma de demonstrar como seus serviços são efetivos na resolução de problemas semelhantes ao do seu lead.

Depoimentos: acionam um gatilho mental importante, a prova social. Uma vez que você comprova através do depoimento de outras pessoas que seu serviço é eficiente, você elimina uma importante barreira de decisão, a incerteza.

Quanto tempo leva para ver os resultados do meu conteúdo?

Se você planejar bem seu marketing digita, identificar precisamente as necessidades do seu público-alvo e se concentrar na criação de conteúdo on-line de qualidade para atraí-los e convertê-los, é provável que você tenha resultados sólidos nos primeiros seis meses.

Se você utilizar o tráfego pago como catalisador, vai conseguir acelerar muito esse processo.
É muito importante equilibrar conteúdo com divulgação paga.

Seu objetivo não pode ser apenas atrair os visitantes, mas tem que fazer eles ficarem também.

O oposto também é realidade.

Não adianta nada caprichar no conteúdo e no SEO e deixar de investir em mídia paga.

O alcance orgânico leva muito mais tempo se não for alavancado com tráfego pago.

Preciso de um grande orçamento para marketing digital?

Vai depender muito da velocidade que você quer ter retorno, do tamanho do mercado que quer atingir e da quantidade de dedicação pessoal que você está disposto investir.

Se você está focando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo para um site preexistente, a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento.

Com o marketing de entrada, o foco principal é criar conteúdo de alta qualidade que seu público-alvo deseje consumir, que, a menos que você planeje terceirizar o trabalho, o único investimento necessário é o seu tempo.

Abaixo segue um resumo de algumas das táticas de marketing digital que utilizamos na Xequemate® em nossos projetos.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Otimizamos seu site para conquistar rankings mais altos nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (gratuito) que seu site recebe.

Existem várias maneiras de abordar o SEO para gerar tráfego qualificado para o seu site incluindo:

SEO no site: aqui abordamos todo o conteúdo existente dentro do seu site. Pesquisamos o volume e a intenção (ou o significado) de pesquisa das palavras-chave, podemos responder a perguntas dos leitores e com isso, alcançar uma classificação mais alta nas SERPs.

SEO off site: são estratégias implementadas “fora do site” que podem afetar a sua classificação. Utilizamos, por exemplo, backlinks (links que outros sites incluem em suas páginas para o conteúdo do seu site. Quanto mais backlinks você tiver, maior será a sua “autoridade” relativa a um determinado assunto. Uma forma eficiente de fazer isso é escrevendo conteúdo para esses sites (guest posting).

SEO técnico: fazemos uma auditoria técnica no seu site e realizamos tarefas como compactação de imagens, otimização de arquivos, uso correto de meta tags e principalmente, aumento da velocidade de acesso através de CDNs (Content delivery networks) e de servidores de alto desempenho.

Conheça nossos serviços de SEO

Marketing digital de conteúdo

Criamos e promovemos conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento da marca, aumento de tráfego, geração de leads e clientes.

Trabalhamos lado a lado com nossos clientes para co criar materiais de alto impacto que serão responsáveis por garantir o retorno do investimento em marketing digital.

Entre outras estratégias de marketing de conteúdo utilizamos:

Artigos: Publicamos matérias que tem como foco aumentar sua autoridade ao demonstrar sua experiência no setor e também gerar tráfego orgânico para seus negócios.

Ebooks: Conteúdo mais aprofundado e mais denso que tem objetivo de educar sua audiência.

Para que tenham acesso a esse material, pedimos suas informações de contato, transformando visitantes em leads e os movendo longo da jornada de compra (visitante > lead > cliente).

Infográficos: Alguns conteúdos são melhor assimilados visualmente. Os infográficos são uma forma de conteúdo visual que ajuda os visitantes a visualizar um conceito que você deseja que eles absorvam.

Marketing digital de mídia social

Criamos e promovemos conteúdo do seu negócio nas redes sociais para aumentar a sua visibilidade e reconhecimento da sua marca, além de gerar tráfego, leads e vendas para você.

Os canais que você pode usar no marketing digital de mídia social incluem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram
Pinterest
Youtube

A Xequemate® possui ferramentas proprietárias que conectam todos esses canais e facilitam e até mesmo automatizam muitas das tarefas exaustivas como, por exemplo:

  • Respostas a perguntas através de Inteligência artificial
  • Integração de todas as interações em um único painel, permitindo que você responda uma mensagem do twitter, um comentário no Instagram ou uma pergunta do LinkedIn diretamente em nosso sistema sem ter a necessidade de acessar cada uma dessas páginas.
  • Agendamento de postagens centralizado em um único calendário digital
    Estatísticas de visualização, curtidas e compartilhamentos de todos os seus posts dentro de uma mesma tela.

Conheça nossos serviços de Facebook Ads e de Instagram Ads

Pay Per Click (PPC)

PPC ou pagamento por clique é um método de direcionar tráfego para seu site, pagando uma quantia determinada toda vez que seu anúncio é clicado.

Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google Ads, que permite pagar pelos principais espaços nas páginas de resultados dos links patrocinados que você determinar.

Outros canais em que você pode usar o PPC incluem:

Facebook Ads (Inclui também o Instagram)
Twitter Ads
LinkedIn Ads
Spotify Ads
Pinterest Ads

Na Xequemate® utilizamos o email marketing como uma das estratégias principais tanto para nós como para nosso clientes.

É o meio com as maiores taxas de retorno e o principal, não depende de uma ferramenta de terceiros para funcionar.

O Facebook pode mudar seus algoritmos e prejudicar as campanhas direcionadas para ele, mas nenhuma empresa pode fazer isso com o email.

Aqui você vai contar com a tecnologia de ponta para garantir a entregabilidade das mensagens. Algo crucial para que suas campanhas sejam bem sucedidas.

O e-mail é frequentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar tráfego para o site da empresa.

Conheça nossos serviços de PPC

Inbound Marketing ou Marketing de Atração

O marketing de entrada refere-se a uma metodologia de marketing digital em que você atrai, envolve e encanta clientes em todas as etapas da jornada do comprador.

Essa modalidade de marketing digital foca na entrega de valor em cada uma das etapas do processo.

O objetivo principal é ajudar o cliente em potencial sendo útil e entregando informações que vão ser úteis na solução dos desafios que eles enfrentam.

Ao fazer isso eles se tornam especialistas aos olhos desse público e um vínculo muito maior é criado.

Conteúdo Patrocinado

É uma estratégia de marketing digital não muito explorada, mas extremamente lucrativa se executada da forma correta.

Nela você patrocina um influenciador digital do seu setor, para publicar postagens ou vídeos relacionados ao seu negócio nas mídias sociais e blogs.

É importante que exista uma similaridade de públicos entre a audiência do influenciador e do seu negócio, para que você obtenha resultados significativos.

Além disso, é necessário rastrear e mensurar o impacto que essas postagens estão fazendo no seu negócio.

O foco é sempre a conversão, ou seja, de nada adianta o influenciador levar uma tonelada de tráfego para sua página se nenhuma dessas pessoas se transformar em seu cliente.

Conversion Rate Optimization (CRO)

O CRO é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes e uma das menos utilizadas.

De nada adianta uma estratégia que leve uma grande quantidade de público qualificado para sua página se a taxa de conversão for baixa.

Para ficar fácil o entendimento, se a sua página tem uma conversão de 1%, a cada 100 visitantes 1 deles se torna cliente.

Se você quiser dobrar seu faturamento, pode duplicar esse investimento, trazendo 200 pessoas para sua página ou…

Aumentar sua taxa de conversão em mais 1% apenas!

É importante considerar também, que a medida que a concorrência aumenta e o seu negócio escala, essa taxa de conversão tende naturalmente a diminuir.

Então se você quiser se manter no mercado, é importante trabalhar constantemente o CRO no seu marketing digital.

Conheça nossos serviços de CRO

Estou pronto para experimentar o marketing digital. O que devo fazer agora?

Se você está pensando em ingressar de forma consistente no Marketing Digital, então veio ao lugar certo!

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Um dos nossos profissionais vai analisar o seu negócio e te passar algumas estratégias específicas para o seu negócio que você pode começar a implementar o quanto antes.

Sem nenhum tipo de compromisso. Fazemos isso porque muitos dos negócios que ajudamos acabam se tornando nossos clientes.

 

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