Tudo que você precisa saber sobre Auditoria De Marketing Digital

por | Última atualização em 08/02/2021 | marketing digital

Para que o Marketing Digital seja eficiente, é imprescindível compreender que ele é parte de um organismo maior e mais complexo, e sofre influência de fatores como o ambiente de Marketing. Fazendo um paralelo, um cardiologista é especialista no sistema cardiovascular, mas, ao mesmo tempo, tem pleno conhecimento dos demais sistemas do corpo humano e de como eles se correlacionam entre si.

De nada adianta falarmos de anúncios, ofertas e landing pages, se a equipe de atendimento prestar um suporte ruim, a entrega não é feita no prazo ou o serviço é obsoleto para a maior parte do mercado.

Se você quer saber mais sobre Auditoria de Marketing, leia nosso artigo “O Guia completo da Auditoria de Marketing”.

Sumário

Nesse artigo você vai ler sobre:

O que é Auditoria De Marketing Digital?

De acordo com a definição da Wikipedia, O Marketing digital é composto por ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Quando falamos em Auditoria De Marketing Digital, nos referimos a análise das campanhas de anúncios, passando pelo trabalho de SEO, até o nível de engajamento gerado pelas suas ações nas redes sociais.

Quais são as principais diferenças entre Auditoria de Marketing e Auditoria De Marketing Digital?

Como vimos no artigo “Auditoria de Marketing: o guia completo“, uma Auditoria De Marketing é abrangente e holística, enquanto a Auditoria De Marketing Digital é muito mais especializada.

Uma Auditoria De Marketing completa, vai considerar tanto o macro quanto o micro ambiente e considerará uma série de fatores como a economia, concorrentes, fornecedores, colaboradores, pesquisa e desenvolvimento, logística, entre outros.

Já a Auditoria de Marketing digital é focada na presença online de um negócio, objetivando otimizar estratégias, melhorar a performance dos seus canais digitais. Embora traga uma visão mais estreita, é muito mais barata e rápida de realizar do que a anterior.

Origem da Auditoria De Marketing Digital

Na década de 1990, o termo Marketing Digital foi cunhado pela primeira vez. Com a estreia da arquitetura servidor / cliente e a popularidade dos computadores pessoais, os aplicativos de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) se tornaram um fator significativo na tecnologia de marketing.

Na década de 2000, com o aumento do número de usuários da Internet e o nascimento do iPhone, os clientes começaram a pesquisar produtos e a tomar decisões sobre suas necessidades online primeiro, em vez de consultar um vendedor, o que criou um problema para o departamento de marketing de uma empresa.

Em 2007, a automação de marketing foi desenvolvida como uma resposta ao clima de marketing em constante evolução. Automação de marketing é o processo pelo qual o software é usado para automatizar os processos convencionais de marketing. A automação de marketing ajudou as empresas a segmentar clientes, lançar campanhas de marketing multicanal e fornecer informações personalizadas para os clientes. No entanto, a velocidade de sua adaptabilidade aos dispositivos de consumo não era rápida o suficiente.

O marketing digital tornou-se mais sofisticado nos anos 2000 e 2010, quando a proliferação de dispositivos capazes de acessar a mídia digital levou a um crescimento repentino.

O termo Auditoria De Marketing Digital surgiu a pouco mais de 5 anos, com a maturidade das estratégias de Marketing Digital e o surgimento de metodologias mais sofisticadas de análise de desempenho.

Qual é a metodologia empregada em uma Auditoria de Marketing Digital?

Uma Auditoria De Marketing Digital, compartilha quatro características básicas adotadas na Auditoria de Marketing:

Ampla

A primeira delas é que deve ser mais abrangente do que específica. O termo “Auditoria De Marketing Digital” deve cobrir de forma compreensiva, os objetivos de marketing da empresa, as estratégias de conteúdo, ofertas, tráfego orgânico e pago, ferramentas de automação, formas de comunicação e atendimento digital, remarketing e retargeting.

Independente

Deve ser conduzida, de preferência, por uma pessoa ou equipe de fora da empresa e que não tenha nenhum interesse envolvido na empresa. Uma agência de marketing digital que atenda o seu negócio, pode ocultar informações de desempenho ou apresentar apenas indicadores que destaquem os pontos positivos da campanha em detrimento dos negativos.

Uma auditoria especializada independente, em contrapartida, vai trabalhar de forma imparcial, além de trazer um expertise externo para o negócio.

Sistêmica

Deve existir uma metodologia que deve ser seguida na Auditoria De Marketing Digital. Essa metodologia garante relatórios uniformes que poderão ser comparados entre si em auditorias futuras.

Periódica

Uma Auditoria De Marketing Digital deve ser implementada de preferência anualmente e deve possuir um acompanhamento mensal da implementação das estratégias propostas e da correção dos problemas diagnosticados.

Como funciona o processo de uma Auditoria de Marketing Digital?

Uma Auditoria de Marketing Digital deve seguir um processo simples de 3 passos:

Identificar e ajustar objetivos, escopo e metodologia > Coleta de dados > Criação e Apresentação do relatório.

Definindo o objetivo e o escopo

É importante que o empresário e o auditor definam as prioridades e o escopo da Auditoria De Marketing Digital. Mesmo que ela seja completa, existem pontos que possam necessitar de um exame mais minucioso.

Definir bem o escopo, ou alcance da auditoria e prazo, também evita que existam discussões futuras entre o auditor e o dono da empresa sobre as áreas que estão cobertas ou não no trabalho.

Considere o seguinte caso real que atendemos aqui na Xequemate®. Um de nossos clientes é uma empresa que presta serviços de emissão de certificados médicos aeronáuticos, que habilitam pilotos e tripulação com saúde e aptos para voo.

Quatro objetivos principais foram definidos para a auditoria:

  • Avaliar o site da empresa em relação ao SEO, desempenho e usabilidade.
  • Verificar a taxa de conversão de anúncios em relação ao número de agendamentos.
  • Analisar a efetividade dos canais de comunicação da empresa.
  • Identificar se as redes sociais estão sendo aproveitadas em todo o seu potencial.

A empresa nos forneceu acesso ao código do site, e ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics e de todas as redes sociais.

Ficou decidido que a Auditoria de Marketing consistiria em um relatório preliminar de conclusões e recomendações que estariam prontos para serem apresentados em duas semanas.

Coletando os dados

Diferente do marketing convencional, com fontes de dados esparsas e mais difíceis de levantar e verificar, o marketing digital possui uma enorme quantidade de dados. O auditor tem uma quantidade enorme de dados a sua disposição e tem que conseguir extrair as informações relevantes neles para que a auditoria seja um instrumento prático de mudança.

Outro desafio é integrar uma série de informações de ferramentas distintas e usar esses dados fragmentados para contar uma história completa e coerente do que está acontecendo com as estratégias de marketing do negócio.

Uma Auditoria de Marketing Digital pode, por exemplo, cruzar dados do Google Ads, Google Analytics, Facebook Ads, Instagram e do MailChimp para ter uma visão do funcionamento de uma estratégia de Funil de Marketing da empresa e com esses dados, identificar onde estão os gargalos no processo.

Preparando e Apresentando o Relatório

Quando a fase de coleta de dados termina, o auditor prepara notas para uma apresentar ao cliente. A apresentação consiste em reafirmar os objetivos, mostrar as principais conclusões e apresentar as principais recomendações.

Como realizar uma Auditoria de Marketing Digital internamente?

Embora seja sempre aconselhável o distanciamento entre o auditor e o auditado, o empresário pode delegar a um colaborador ou ele mesmo pode implementar uma rotina de auditoria interna onde vai seguir checklists e utilizar ferramentas de diagnóstico que fornecerão os dados de que necessita para essa tarefa.

Uma boa alternativa é fazer uma certificação, curso ou workshop ministrado por uma empresa de auditoria com esse propósito. Nesse caso o empreendedor consegue resultados quase tão bons quanto o de uma auditoria externa, pagando apenas uma fração desse valor.

Componentes de uma Auditoria de Marketing Digital

Os componentes de função mais comuns em uma Auditoria De Marketing Digital incluem:

Auditoria de Estratégia De Marketing Digital

Analisa se as estratégias de marketing digital estão alinhadas aos objetivos da empresa e se as ações em andamento e investimentos são compatíveis com os resultados esperados.

Auditoria de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO – Serach Engine Optimization)

De acordo com a Wikipedia, SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Uma auditoria de SEO eficiente te ajuda a descobrir o que está errado no seu site ou em suas landing pages e quais áreas você precisa melhorar para que o seu posicionamento no Google ou nos demais sites de buscas melhore.

Auditoria de Otimização de Conversão (CRO – Conversion Rate Optimization)

Uma Auditoria De CRO vai analisar todas as etapas da estratégia de marketing que dependam da decisão do visitante em prosseguir para o próximo passo. O objetivo é analisar o percentual de pessoas que realiza uma ação desejada, verificar se essa estatística está em níveis ótimos e diagnosticar falhas que podem ser corrigidas.

Digamos que um anúncio seu tenha uma taxa de cliques de 0,5% e a média do seu segmento seja de 2%. Isso pode demonstrar que existe uma chamada a ação mal formulada, ou uma copy que pode ser aprimorada.

Uma Auditoria de CRO pode levantar as taxas de conversão de uma série de ações, entre elas:

  • Taxa de clique de anúncios
  • Taxa de cadastro em uma landing page
  • Percentual de abertura e de cliques em uma ação de email marketing
  • Percentual de abandono de carrinho de compras
  • Taxa de conversão de leads em clientes
  • Auditoria do Site e Landing Pages

Tanto o site quanto as landing pages podem ser avaliados através de uma série de indicadores que vão testar a segurança, o desempenho nas versões mobile e desktop, a presença de metatags, pixels de acompanhamento, e diversos outros requisitos para que elas sejam mais facilmente indexadas e convertam melhor.

Auditoria de Email Marketing

São verificadas as taxas de abertura e conversão, assim como a qualidade da copy, as sequências automáticas de email, frequências de envio e qualidade das listas de emails.

Auditoria de Segurança da Informação e LGPD (Lei geral da proteção de dados)

A segurança das informações dos visitantes deve ser é uma prioridade em qualquer empresa. Com o advento da LGPD, as empresas passam a ser responsabilizadas pelo mal uso e pelo vazamento de todas as informações confidenciais que foram fornecidas pelos clientes. A Auditoria de Segurança da Informação, se assegura que não existem vulnerabilidades de segurança desde as visitas ao site até o cadastramento do cliente e utilização desses dados.

Auditoria de Anúncios

São verificadas as contas de anúncios e analisados todos os indicadores que vão demonstrar como está a performance de cada um dos criativos. Além disso, a auditoria costuma quantificar o retorno do investimento e aconselhar quais dos anúncios precisa ser modificado ou interrompido e quais deles podem ser escalados para maximizar a lucratividade.

Auditoria de Canais de Atendimento

Ela vai avaliar a qualidade da comunicação entre clientes e a empresa. Nessa auditoria se avalia principalmente a qualidade das respostas as perguntas, o tempo de resposta e os scripts utilizados para uniformizar as respostas. São estudados todos os pontos de contato entre o cliente e a empresa entre eles:

  • Formulário de contato
  • Comentários em redes sociais
  • Aplicativos de comunicação como o WhatsApp, Telegram entre outros
  • Sistemas de helpdesk, fóruns e auto atendimento

Auditoria de UI e UX

É verificada a usabilidade das interfaces e a experiência do usuário ao navegar no site, landing pages e aplicativos da empresa.

Por que você precisa de uma Auditoria De Marketing Digital?

Todas as empresas podem se beneficiar de uma auditoria competente em suas operações de marketing. No entanto, uma Auditoria de Marketing digital, provavelmente renderá o maior retorno nas seguintes situações:

  • A empresa já investe em marketing digital e tem campanhas em andamento.
  • O empreendedor não tem certeza de que as estratégias executadas estejam alcançado todo o seu potencial.
  • Não existe um controle periódico sobre os investimentos em marketing digital e os responsáveis não apresentam relatórios frequentes com os principais indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) como, por exemplo: retorno sobre o investimento (ROI), custo de aquisição (CPA – Cost per Aquisition), taxa de conversão e o valor de ciclo de vida do cliente (LTV – Lifetime Value).
  • O retorno dos investimentos em marketing não são medidos em aumento de lucratividade, mas em indicadores subjetivos como likes, cliques e novos seguidores.

Toda ação de marketing tem que ser mensurável em relação ao retorno do investimento (ROI). Se você não tem controle sobre isso, muito provavelmente está desperdiçando verba com estratégias que não se convertem em novas vendas e clientes.

Até mesmo em casos em que existe um controle preciso e as ações são eficientes, uma boa Auditoria de Marketing digital pode agregar valor e melhorar ainda mais a rentabilidade dos investimentos.

Quais são os principais indicadores (KPis) utilizados em uma Auditoria De Marketing Digital?

Um KPI, ou Key Performance Indicator, é um indicador de performance que visa mensurar se ações e processos realizados dentro de uma empresa estão atingindo os objetivos.

Eles permitem analisar de forma objetiva vários aspectos importantes para os resultados de um negócio. Na Auditoria De Marketing Digital, os principais KPIs utilizados são:

Ticket médio

Esse indicador de vendas é referente ao valor médio que um cliente investe por transação.

O cálculo do ticket médio pode ser feito com base no valor total de vendas da empresa dividido pelo número de vendas.

Exemplo: um serviço A foi vendido 100 vezes e faturou R$100.000,00 o B vendeu 50 vezes e faturou R$ 200.000,00, os tickets médios desses dois produtos é de:

O ticket médio das vendas totais seria de (100.000+200.000) / (100+50) = 300.000/150 = R$2.000,00 reais.

Valor do ciclo de vida do cliente (LTV – Life Time Value)

O LTV diz respeito ao valor que um cliente tem durante o período que ele permanece na empresa. Para calcular, é preciso considerar o ticket médio mensal do cliente e multiplicar pelo tempo médio de retenção do cliente na empresa.

Exemplo: se o seus serviços tem um ticket médio de R$ 2.000,00 e o tempo médio de um cliente na sua empresa é de 10 meses, o LTV será de R$ 20.000,00.

Custo por clique (CPC – Cost Per Click)

Esse é o valor que é cobrado pelas plataformas de anúncios digitais como o Google Ads e o Facebook Ads.

Ao identificar qual o custo por clique dos seus anúncios nessas plataformas, você consegue saber quais deles tem os melhores resultados, podendo direcionar o investimento para os ais lucrativos e interromper os anúncios de baixo desempenho.

O cálculo do custo por clique pode ser feito com a divisão do custo total do anúncio pelo número de cliques que o seu anúncio recebeu.

Exemplo: seu investimento foi de R$ 3.000,00 mil anúncios online e, finalizada a ação, você conseguiu 6 mil cliques. Fazendo a divisão temos: 3.000/6.000 = 0,50. Portanto, nesse caso hipotético, o custo por clique é de 0,50 centavos.

Custo por Lead (CPL – Cost Per Lead)

Um lead é um cliente em potencial do seu negócio. Mensurar o custo de aquisição de cada lead que a sua estratégia de marketing está gerando para o seu negócio é fundamental para saber se a estratégia está funcionando ou não.

O CPL é resultado da divisão do custo total da sua campanha pelo número de leads gerados.

Exemplo: seu investimento foi de R$ 3.000,00 e você obteve 1.000 leads, seu CPL é de R$ 3,00

Custo por aquisição (CPA – Cost Per Aquisition)

Esse indicador mostra quanto custa a aquisição de um único cliente para o negócio.

Você o calcula dividindo o custo total da sua campanha pelo número de clientes gerados.

Exemplo: se você investiu R$ 3.000,00 em marketing e conseguiu 100 clientes, seu CPA é de R$ 30,00.

Se o LTV do seu cliente for de R$ 2.000,00, o seu CPA de R$ 30,00 é baixo, se fosse ele maior que R$ 2.000,00 você estaria com sérios problemas de fluxo de caixa, pois gastaria mais na aquisição do cliente do que o mesmo traz de receita para a empresa.

Algumas estratégias de marketing, principalmente para Startups trabalham com o CPA muito alto, muitas vezes maior do que o LTV, pois tem um objetivo inicial de gerar uma massa crítica de clientes para num segundo momento obter retornos muito superiores. Esse foi o caso de gigantes da indústria como o Google e o Facebook.

Quando você não sabe o LTV do seu negócio, o CPA perde sentido pois, você não tem uma base de comparação.

O CPA de R$100.000,00 pode ser baixo para uma venda de helicópteros, enquanto um CPA de R$ 500,00 pode ser altíssimo para um serviço de hospedagem de sites, por exemplo.

Taxa de conversão

A taxa de conversão pode ser utilizada para mensurar vários dados do negócio.

Número de usuários que acessaram o site e baixaram um relatório, quantidade de usuários que clicaram no anúncio, número de clientes que clicaram em um link enviado por e-mail, entre outros.

A taxa de conversão é calculada dividindo o total do público exposto a uma chamada a ação – como cadastrar o email para receber um relatório – dividido pelo número de pessoas que a realizaram – se cadastraram e baixaram o relatório.

Exemplo: Se 1000 visualizaram a página de cadastro e 20 deles se cadastraram, temos uma taxa de conversão de 2%.

Taxa de cliques (CTR – Click Through Rate)


Esse indicador nos mostra a porcentagem total de cliques que um anúncio recebeu em comparação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido.

A taxa de cliques é calculada com a divisão do número de cliques que o anúncio recebeu dividido pelo total de vezes que o anúncio foi exibido, tudo isso multiplicado por 100.

Por exemplo: se um anúncio foi exibido mil vezes e teve 100 cliques, a taxa de cliques seria 100/1.000 x 100 = 0,10 x 100 = 10%.

O CTR vai influenciar no seu CPC, pois, quanto maior for o seu CTR, menos vezes o veículo – Google, Facebook, Instagram – tem que exibir seus anúncios para ser remunerado.

Retorno sobre o investimento (ROI – Return Over Investment)


Calcular o ROI é a melhor forma de uma empresa saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada uma de suas ações de marketing.

O cálculo do ROI pode ser feito de uma forma bem simples, dividindo-se o valor faturado subtraído dos custos, por esses custos.

Exemplo: Sua campanha de anúncios no Google Ads custou R$ 10.000,00 e você teve um lucro de R$ 40.000,00. Seu ROI foi de 4 (40.000/10.000), ou seja, para cada real que foi investido você recebeu 4!

Origem do tráfego

Esse é um indicador fundamental para que a empresa saiba quais estratégias estão funcionando e devem ser incentivadas, e quais podem ser interrompidas ou redefinidas.

Uma empresa normalmente tem diversas campanhas rodando simultaneamente, como anúncios em redes sociais, banners em sites do seu nicho, anúncios nos sites de busca e tráfego orgânico chegando ao blog. Por isso, é necessário conseguir identificar de onde vem esses acessos.

Por exemplo: se o seu anúncio nas ferramentas de busca tem uma taxa de conversão de 35% enquanto nas redes sociais a conversão é de apenas 5%, talvez seja preciso repensar a estratégia das redes sociais e direcionar os esforços para o anúncio que converte melhor.

Existem muitos outros KPis que podem ser considerados em uma Auditoria De Marketing Digital, tudo vai depender do escopo dessa auditoria.

Alguns outros Kpis comumente utilizados são:

Kpis de auditoria de vendas:

Novos leads mensais: quantos leads foram conquistados no mês.

Tempo médio de conversão de vendas: quanto tempo leva, em média, para um lead que foi incluído no funil de vendas se tornar um cliente (fazer uma compra).

Taxa de retenção: número de clientes que continuam fiéis à empresa.

Kpis de Auditoria de Mídias Sociais:

Tráfego gerado nas mídias sociais: dos visitantes do site em determinado período, quantos vieram de links em mídias sociais.

Kpis de Auditoria de Tráfego:

Tráfego mensal do site: número de visitantes de seu site em determinado período.

Visitantes que retornam ao site: número de visitantes do seu site, em determinado período, que já estiveram lá antes.

Tempo médio na página: quanto tempo, em média, um visitante se mantém em uma página.

Kpis de Auditoria de CRO (Conversion Rate Optimization):

Taxa de cliques em páginas: dos visitantes de um página, qual a porcentagem deles que clica em algum link.

Taxa de conversão de uma chamada a ação (CTA – Call to Action): dos visitantes de uma página, quantos clicam em um botão CTA.

Kpis de Auditoria de SEO (Search Engine Optimization):

Tráfego da pesquisa orgânica: quantos visitantes de seu site têm origem em pesquisas espontâneas na internet.

Páginas por visita: ao visitar seu site, quantas páginas, em média, o usuário visita.

Quantidade de backlinks: quantos links em outros sites (de relevância) direcionam para o seu site.

Autoridade da página: medida da qualidade do conteúdo e da relevância da página, essa métrica é fornecida por ferramentas analíticas.

Taxa de conversão por palavra-chave: qual a porcentagem de visitantes atraídos pela palavra-chave que se converteram em leads.

Novos leads da pesquisa orgânica: quantos desses visitantes se tornaram leads.

Conversões da pesquisa orgânica: quantos desses visitantes convertem uma ação no site.

Quanto custa uma Auditoria De Marketing Digital?

Vai depender da profundidade e abrangência da auditoria. Uma auditoria completa de todos os componentes do marketing digital, que inclui também análises externas como o ambiente de marketing custa em média de R$25.000,00 a R$100.000,00. São indicadas para empresas médias e grandes, com orçamentos de marketing anuais superiores a R$1.000.000,00.

Auditorias que consideram todos os aspectos do Marketing Digital, mas não abrangem análises externas, costumam variar entre R$5.000,00 e R$25.000,00 e são indicadas para qualquer negócio que dependa do marketing digital como fonte única de receita.

Auditorias parciais ou menos aprofundadas ficam entre R$1.000,00 a R$5.000,00 e são indicadas para Startups, empreendedores solo e pequenas empresas com verbas de marketing inferiores a R$10.000,00 mensais.

Quanto tempo leva para realizar uma Auditoria De Marketing Digital?

Vai depender do escopo e do tamanho da equipe de auditores. É aconselhável que a Auditoria De Marketing Digital não dure mais que dois meses e que as correções apontadas sejam realizadas dentro de quatro meses, limitando a janela total em um semestre ou menos.

Qualquer janela de tempo superior a seis meses pode tornar tanto a auditoria quanto as correções ineficazes frente a velocidade das mudanças inerentes ao mercado digital. Muitas vezes o que funciona em um ano pode não funcionar no próximo.

Qual é a periodicidade aconselhada em uma Auditoria De Marketing Digital?

É aconselhável que seja realizada uma auditoria anual, seguida de um acompanhamento mensal onde tanto o auditor quanto a empresa vão acompanhar a evolução do negócio a medida que as estratégias são corrigidas.

Vale ressaltar que, mesmo que a auditoria seja um diagnóstico preciso e as correções indicadas sejam corretamente implementadas, existem muitas variáveis incontroláveis e é necessário um feedback e ajustes periódicos para que o Marketing alcance os níveis desejados de retorno.

Como se preparar para uma Auditoria De Marketing Digital?

Uma Auditoria De Marketing Digital vai depender de uma série de relatórios para que possa realizar o levantamento preciso dos KPIs e da elaboração do diagnóstico. É importante que o empreendedor ou um colaborador que seja responsável pelo Marketing sirva de elemento de ligação entre a empresa e o auditor, facilitando o acesso aos dados e pessoas necessárias.

Uma dica é conceder permissões apenas de visualização de relatórios sempre que essa opção esteja disponível. Dessa forma você garante que o auditor não terá acesso à edição de nenhuma configuração de ferramenta.

Os acessos mais comumente requisitados por um auditor são:

Apps:

  • Google Analytics
  • Google Search Central
  • Google Meu Negócio
  • Google Tag Manager
  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Pinterest Ads
  • Twitter Ads
  • LinkedIn Ads
  • Estatísticas completas de todas as Redes sociais
  • Sistemas de CRM ou qualquer outra ferramenta de marketing utilizada

Pessoas:

  • Colaboradores responsáveis pelo Marketing
  • Webdesigner ou departamento de TI (quando forem responsáveis pelos aspectos técnicos do marketing digital da empresa)
  • Representante da Agência de Marketing
  • Representante da Assessoria de Imprensa

Sem acesso rápido e completo a todas as informações requisitadas, uma Auditoria De Marketing Digital pode perder muito da sua efetividade. É importantíssimo que exista total colaboração durante o processo de auditoria e nos meses subsequentes, quando se inicia a fase de acompanhamento.

Que problemas podem ocorrer durante a Auditoria De Marketing Digital?

Embora esse artigo tenha enfatizado os aspectos positivos das Auditorias de Marketing Digital e sua utilidade em uma variedade de situações, é importante ficar atento a problemas que podem ocorrer:

Os principais problemas a serem investigados pela auditoria são definidos sempre na fase inicial. No entanto, novos problemas podem ser detectados quando o auditor começa a aprender mais sobre a empresa. Os objetivos iniciais não devem impedir que o auditor mude suas prioridades de investigação.

Pode haver resistência de colaboradores e fornecedores para liberarem acesso a informações necessárias para a execução da auditoria. É importante que o empresário informe aos envolvidos que o objetivo da auditoria é melhorar processos e corrigir problemas que vão beneficiar a todos.

Em muitos casos, os colaboradores da empresa verão a auditoria como um veículo para descarregar seus sentimentos negativos sobre as estratégias da empresa ou de outros indivíduos. O auditor pode aprender muito com esses comentários, mas deve proteger as pessoas que os fazem. O empresário tem que aceitar que todos os depoimentos coletados são protegidos por um acordo de confidencialidade.

Outra área de preocupação durante a etapa de coleta de informações é a possibilidade do contratante tentar conduzir a auditoria. Deve existir um equilíbrio entre a influência do empresário e a independência do auditor.

Embora o excesso de controle seja o provável de acontecer, o inverso também ocorre. Quando o auditor não têm uma comunicação aberta e frequentes durante a auditoria, é possível que o ele coloque mais ênfase em algumas áreas e menos em outras do que o empresário poderia desejar. Portanto, é responsabilidade de ambos manter uma comunicação frequente durante toda auditoria.

Um dos maiores problemas da auditoria de marketing é que empresário, ou seus colaboradores, podem ter expectativas muito altas sobre o que a auditoria fará pela empresa.

Na maioria das auditorias bem sucedidas, o auditor, em suas recomendações, faz uma combinação habilidosa de seu histórico de marketing geral e técnico com algumas ideias consideradas anteriormente na empresa, mas que não foram implementadas.

O problema final, é que parte importante de uma auditoria pode ser implementada incorretamente ou deixar de ser implementada pelo empresário. A não implementação de partes essenciais da auditoria pode prejudicar toda a sua eficácia.

Conclusão

A Auditoria de Marketing Digital é uma resposta importante para o problema de avaliação do desempenho de marketing.

As auditorias de marketing se distinguem de outros exercícios de marketing por serem abrangentes, independentes, sistemáticas e periódicas.

As possíveis descobertas de uma auditoria incluem a detecção de objetivos de marketing pouco claros ou inadequados, estratégias inadequadas, níveis inadequados de despesas de marketing, melhorias necessárias nos sistemas de informações de marketing, planejamento e controle.

Muitas empresas hoje estão descobrindo que suas premissas para estratégia de marketing estão ficando obsoletas em face de um ambiente em rápida mudança. O nível de sofisticação e complexidade das campanhas, acaba aumentando a margem de erro e gerando desperdício de verba e baixa lucratividade.

A Auditoria De Marketing Digital oferece um mecanismo importante que permite ao empreendedor uma forma rápida e precisa detectar e corrigir falhas, escalar ações apenas as ações que são lucrativas, evitar ameaças e aproveitar oportunidades.

Renato Nabinger

Renato Nabinger

Empresário e consultor de negócios, especializado em auditoria de marketing digital. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, acompanhou mais de 1250 empresas na implementação de suas estratégias digitais.
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