Desenvolvimento de sistemas: 5 dicas antes de contratar

por | Última atualização em 28/03/2022 | Sem categoria

5/5 - (2 votos)
Desenvolvimento de sistemas

Encontrar o parceiro certo na hora de contratar uma solução em desenvolvimento de sistemas é uma das maiores preocupações no mundo dos negócios.

Não importa o que você está tentando construir, seja um aplicativo, site ou uma simples landing page, você precisa de um desenvolvedor!

E quer contrate uma empresa ou um freelancer deve certificar-se de que vale a pena o investimento.

No entanto, escolher o desenvolvedor certo pode ser complicado, você precisa verificar vários aspectos antes de fazer a escolha certa.

Este artigo fornecerá detalhes abrangentes sobre o que você deve considerar ao contratar um desenvolvedor.

E fique tranquilo! Não vou puxar a sardinha para a minha empresa, para nós é importante atender apenas clientes que estão realmente alinhados com nossos princípios e nossa proposta de trabalho.

Então, vamos começar com os 5 pontos-chave.

Experiência e qualificação em desenvolvimento de sistemas:

A principal coisa que você precisa verificar é a experiência do desenvolvedor que você está considerando nas tecnologias que você vai precisar utilizar e de preferência que ele seja familiarizado com o seu segmento de mercado.

Perguntas que você deve fazer nessa etapa:

 

  • Quais categorias, frameworks, linguagens de programação são utilizadas com mais frequência
  • Quis são as metodologias de desenvolvimento
  • Quais certificações a empresa tem que sejam relevantes para o projeto
  • Quanto tempo de mercado e quais os principais clientes que já foram atendidos

No nosso caso (Xequemate®):

Quais linguagens de programação são utilizadas com mais frequência:

Somos especialistas em WebApps, sites desenvolvidos em WordPress e Landing pages.

WebApps são aplicativos desenvolvidos para navegadores conectados a internet, ou seja, você os acessa em qualquer dispositivo que tenha um navegador como o Chrome Instalado por exemplo, seu celular, tablet ou computador.

A grande vantagem do WebApp é que são mais baratos de desenvolver e manter do que um aplicativo para celular por exemplo, e são mais flexíveis, pois você pode acessar um webapp de qualquer navegador, um app android não roda no IPhone e nem no seu computador.

Além de mais caros, considere que um aplicativo tem que ser desenvolvido separadamente para cada uma das plataformas alvo, ou seja, você vai pagar para criar e para manter no mínimo um aplicativo para Android, um para Ios (Iphone e dispositivos Apple).

Outro ponto a considerar que eu acredito ser o principal motivo do fracasso de apps de empresas de pequeno e médio porte. O cliente tem motivo para baixar seu app? Um app ocupa recursos no celular da pessoa, então ela somente vai instalar se for algo que ela vai usar com frequência.

Se você tem um restaurante ou uma empresa pequena, faz muito mais sentido que o seu sistema de fidelidade rode no navegador por exemplo, seus clientes podem logar via QR code por exemplo sempre que precisarem verificar seus pontos, independente de estarem em um computador, tablet ou celular rodando Windows, Linux, Android ou Ios.

Na Xequemate®, Adotamos o Frameworks Laravel, WordPress e Vue.js e as linguagens PHP e Javascript em nossos projetos de desenvolvimento de sistemas, por serem todas extremamente difundidas no mercado, já estarem maduras, serem de código aberto e possuírem uma grande comunidade de desenvolvedores.

Quis são as metodologias de desenvolvimento que utilizamos:

Aqui utilizamos SCRUM que é uma metodologia bastante utilizada nas empresas do vale do silício por ser uma forma simples e dinâmica de gerenciar projetos.

Todos os nossos projetos tem versionamento, ou seja, cada alteração feita é documentada em um sistema chamado GIT, que nos permite visualizar as evoluções do código ao longo do desenvolvimento.

A experiência e as qualificações são certamente um dos aspectos mais significativos. Portanto, considerar isso é uma obrigação ao selecionar a empresa ou o profissional na hora de contratar serviços de desenvolvimento de sistemas.

Quais certificações a empresa tem que sejam relevantes para o projeto

Somos parceiros da AWS Amazon, a maior empresa de cloud computing do mundo e especialistas em ambientes Linux.

Além disso, somos parceiros tecnológicos do SEBRAE, isso significa que nossa empresa passou por uma série de avaliações jurídicas e técnicas para nos qualificar.

Quanto tempo de mercado e quais os principais clientes que já foram atendidos:

Estamos no mercado há mais de 20 anos e já desenvolvemos mais de 1250 projetos em centenas de segmentos de mercado.

Já atendemos clientes como a EUTELSAT, a maior provedora de satélites da europa, Petrobras, Velox, Virtua, Fundação Roberto Marinho, Coca-cola, Shopping Interlagos, Amazonas Shopping, Esplanada Shopping, Shopping Downtown e o ABC Shopping.

Habilidade de Comunicação:

Esse é outro aspecto significativo, que precisa ser considerado. A comunicação é vital para um bom entendimento das suas necessidades (escopo) e a correta tradução disso para o sistema que será desenvolvido.

Além disso, você deve querer atualizações frequentes de todas as etapas do andamento do projeto.

A comunicação ativa no processo de desenvolvimento o ajudará a obter melhores resultados.

Você pode verificar o nível de comunicação avaliando o site da empresa de desenvolvimento de sistemas. Isso o ajudará a entender a personalidade da empresa e certamente te dará um feeling de como será esse relacionamento.

Quando estiver satisfeito, entre em contato e examine a proposta. Se o desenvolvedor for rápido com isso e mostrar mais interesse, você poderá levar o negócio adiante.

Credibilidade:

O desenvolvedor que você escolher deve ser confiável e respeitável. Você não pode compartilhar seus insights de negócios com qualquer pessoa.

Entre nas redes sociais e pesquise o nome da empresa de desenvolvimento de sistemas no Google, isso ajudará você a ver se eles têm o perfil correto para conviver com você por um período longo.

Mesmo que o projeto seja rápido, lembre-se que você terá que contar a responsável pelo desenvolvimento de sistemas por muitos anos para manter o seu projeto atualizado e funcionando.

Você também deve garantir que eles enfatizem o sigilo de seus assuntos comerciais mais sensíveis e tornem o processo eficiente.

Na Xequemate®, todos os nossos projetos incluem a assinatura de um acordo de confidencialidade.

Tenha certeza da idoneidade da empresa, já que ela terá acesso a dados sensíveis como por exemplo dados dos seus clientes.

Verifique a reputação da empresa em sites como o Reclame aqui ou se existem processos na justiça pendentes.

Garantias:

Nenhum projeto de desenvolvimento de sistemas é ausente de falhas – os famosos bugs – e sabendo disso, certifique-se de que a empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas garanta o suporte contratualmente.

Além da correção de bugs, o ideal é que o sistema passe por manutenções periódicas que incluem a atualização de código e de bibliotecas e backups.

Isso vai garantir que o seu projeto não se torne obsoleto antes de tempo, manterá seus dados seguros e evitará problemas de interrupção de serviço.

Para tais situações, você precisa de uma garantia de serviço e de um contrato de manutenção da empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas.

Tais garantias são fornecidas em algumas circunstâncias, portanto, você precisa especificá-las. Nem todos os problemas acontecem por erro ou ineficiência e alguns estão além da responsabilidade do desenvolvedor.

Um bom exemplo é quando existe a queda de um serviço externo, por exemplo, se o seu site se conecta com um serviço bancário por exemplo e este saiu do ar.

O prazo também é algo que costuma ser atropelado com frequência, é raro um sistema ser entregue no prazo e isso pode trazer um enorme prejuízo para o seu negócio.

Na Xequemate® temos uma garantia de entrega no prazo ou a devolução de todo o dinheiro investido, desde que o cliente mantenha o escopo do projeto, ou seja, não faça modificações no que pediu inicialmente.

Investimento:

Por último, mas não menos importante, o preço também é uma das variáveis a considerar ao escolher a empresa que vai ser responsável pelo desenvolvimento de sistemas.

Para selecionar um desenvolvedor com o preço certo, você precisa fazer uma pesquisa de mercado.

Estude o custo do projeto no mercado e compare com a cotação feita pelo desenvolvedor. Isso irá ajudá-lo a tomar sua decisão mais fácil e rápida.

Além dos custos de desenvolvimento, considere outros custos como o de manutenção mensal, confiabilidade e segurança.

São muitas variáveis a considerar como:

  • Infra-estrutura de servidores que vai influenciar na segurança e no desempenho (velocidade de acesso e resposta)
  • Banco de dados, Linguagens e Frameworks utilizados
  • Necessidade de integração entre sistemas via API
  • Segurança e desempenho
  • Conformidade com a LGPD (lei geral de proteção de dados)

O Desenvolvimento de sistemas é algo complexo que requer muitos anos de estudo e, dependendo do tamanho do projeto, uma equipe multi-disciplinar.

Toda essa estrutura requer investimento, e é por isso que os orçamentos tendem a ser altos.

Tenha em mente que economizar no preço pode trazer prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Entregas com atraso, bugs intermináveis e vulnerabilidades, podem aumentar seu risco de processos e arruinar a reputação do seu negócio.

O pior de tudo é que, um sistema mal projetado costuma ser descartado e tem que ser refeito do zero. 

Conclusão

Esses foram os 5 aspectos-chave que você deve examinar ao selecionar a empresa ideal para o desenvolvimento de sistemas.

Priorize a afinidade, confiabilidade e qualidade técnica e de suporte. Você vai ter um relacionamento de longo prazo e quer escolher o melhor aliado para no processo de transformação digital do seu negócio.

calcule o custo do seu sistema

Pensando em desenvolver o seu sistema? Acesse nossa calculadora grátis e veja quanto custa.

Renato Nabinger

Renato Nabinger

Empresário e consultor de negócios, especializado em auditoria de marketing digital. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, acompanhou mais de 1250 empresas na implementação de suas estratégias digitais.
Quer receber nossas notificações? Seja o primeiro a acessar nossas novas estratégias Não Sim

Pin It on Pinterest

Share This