Estratégias de SEO: Formas infalíveis de aumentar o seu tráfego orgânico

por | Última atualização em 14/01/2021 | SEO

Muitas pessoas não possuem estratégias de SEO definidas e tem abordagens muito simplistas em relação ao assunto.

Acreditam que o fato de escreverem um bom conteúdo é o suficiente para serem indexados no Google e ganharem uma enxurrada de tráfego gratuito.

Odeio dar as más notícias mas…

Se o conjunto das suas estratégias de SEO for “Criar um ótimo conteúdo e deixar o Google fazer o trabalho”, tenho uma má notícia para você. Isso simplesmente não funciona mais.

Se para chegar ao topo do ranking, você só precisasse criar conteúdo, todo mundo faria isso.

Ninguém precisaria investir em tráfego e o Google Ads não seria tão popular.

Um ótimo conteúdo é importante, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Se você quiser subir de ranking no Google, vai precisar ser mais inteligente sobre isso.

Você precisa de um sistema estratégico para criar conteúdo que não apenas impressione seu público, mas também agrade o algoritmo do Google, se você quiser aparecer na primeira página.

Estou falando de otimização de mecanismo de pesquisa. Também conhecido como SEO.

O SEO é a chave para classificar seu conteúdo nas SERPs — sigla em inglês para Search Engine Results Page, que significa “Página de Resultados”.

Se você conseguir ranquear entre as primeiras posições, vai garantir grandes quantidades de tráfego qualificado, e transformar seu conteúdo em uma máquina geradora de receita.

Apresentamos agora nossas estratégias de SEO para que você possa saber exatamente como conseguir links de alta qualidade e tráfego gratuito para o seu site — e ganhar dinheiro no processo:

 Índice Remissivo

  1. Prepare seu site
  2. Verifique seu posicionamento no Google
  3. Roube tráfego da sua concorrência
  4. Aumente a qualidade dos links que você recebe
  5. Conclusão
estratégias de seo

Estratégias de SEO 1: Prepare seu site

A primeira coisa que você tem que fazer se quiser ter uma enorme quantidade de tráfego orgânico do Google é arrumar seu site!
Se o seu site tem um milhão falhas técnicas e sua página demora uma eternidade para carregar, não importa a quantidade de tráfego você receba no site… Você não vai converter nenhum visitante em cliente.
Antes mesmo de começar a pensar em estratégias de SEO, você vai ter que:
  • Fazer uma auditoria no seu site e corrigir qualquer problema técnico ou falhas existentes
  • Deixar suas páginas extremamente rápidas
  • Criar conteúdo incrível que deixe seus visitantes engajados por um bom tempo
Vamos iniciar a auditoria no seu site? Se o seu site estiver repleto de falhas técnicas, pare aqui mesmo! Antes de implementar suas estratégias de SEO, você precisa resolver esses problemas e deixar seu site rodando impecavelmente. Problemas técnicos aniquilam suas chances de indexamento porque: a) Os mecanismos de busca nunca classificarão sites defeituosos que podem prejudicar a experiência do usuário e até mesmo a segurança de seus dados. b) Você passa uma sensação de insegurança para todos os seus visitantes. O site passa a funcionar contra você fazendo uma propaganda negativa do seu negócio. Abaixo, listo alguns dos erros técnicos mais comuns que podem acontecer com o seu site e, mais importante, como corrigi-los:

Diversas versões da sua home page

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: fácil

Sua página inicial é — você adivinhou — a base do seu site. Por isso, deve haver apenas uma delas. Se a sua hospedagem permite que o visitante acesse sua home de mais de uma forma diferente, por exemplo: www.seudominio.com http://seudominio.com http://www.seudominio.com http://seudominio.com/index http://seudominio.com/default.aspx http://seudominio.com/home Você precisa consertar isso. A boa notícia é que essa correção é uma das estratégias de SEO mais fáceis de implementar.
Se você encontrar uma home page extra ou duas (ou dez), configure um redirecionamento 301 para direcionar automaticamente todas as versões duplicadas para a página correta.
O redirect 301 é um redirecionamento permanente usado para mostrar ao visitante e aos sites de busca, que a página pesquisada mudou de endereço. Se você estiver usando um CMS como o WordPress, poderá cuidar disso com um plugin. Se você tiver um site personalizado, precisará modificar seu código.

Páginas de erro 404 mal configuradas

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: média

Se você quiser agradar seus leitores (e mecanismos de busca), precisa criar páginas de erro 404 personalizadas.
Crie uma página de erro alinhada com a sua identidade de marca. Encare o erro de uma forma natural e, de preferência, faça o leitor rir disso.
É uma forma humorada de dizer… “Ei, isso acontece nos melhores sites! Me desculpe.” Se você não tem certeza de como é a sua página de erro 404 atual, vai encontrá-la visitando qualquer endereço no seu site que você sabe que não existe. Como https://seudominio.com.br/pagina-inexistente/. Se você achou sua página 404 ruim, é hora de começar a trabalhar. Primeiro, use uma ferramenta como o Broken link checker para encontrar as páginas de erro 404 existentes e, em seguida, configure um redirecionamento ou corrija o link quebrado para levar seu tráfego para o local apropriado. Uma das estratégias de SEO pouco implementadas, é aproveitar a página de erro 404 para divulgar algum link ou informação que você quer destacar em seu site. Em seguida, crie uma página de erro 404 personalizada, menos genérica e mais próxima dos padrões exigidos pelos principais navegadores de busca.

Suas imagens estão sem alt tags configuradas

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: fácil

Se você não está usando alt tags em todas as imagens do seu site, está cometendo um erro grave.
Imagens sem texto alternativo vão prejudicar seus rankings nos sites de busca.
Você pode verificar manualmente cada imagem no seu site em busca de alt tags, mas dependendo de quantas imagens você tiver, isso pode levar uma eternidade, então recomendo: Caso seu site não tenha um CMS, utilize uma ferramenta de verificação alt tags. Caso esteja utilizando o WordPress, instale um plugin como o Biality que realiza essa substituição de forma automática. Utilize a ferramenta de validação da W3C. Verifique também se o texto alternativo é relevante a imagem a que ele se refere. Uma ótima adição as suas estratégias de SEO é colocar a palavra-chave que você quer ranquear em ao menos uma alt tag da página.

Suas metatags estão mal formuladas

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: fácil

Meta tags são marcadores de código HTML que fornecem informações para os mecanismos de busca. Informam o título, autoria, palavras-chave e um resumo sobre o conteúdo da página — um meio para seu blog ou site conseguir boa qualificação nos buscadores. Metatags não são visíveis aos usuários, mas são dedicadas a prover informações relevantes e dar instruções. Por isso, é importante fornecer esses dados para o buscador.
Como são as únicas coisas visíveis para os visitantes em potencial nos mecanismos de pesquisa, sua tag de título e a meta descrição são essenciais para direcionar o tráfego orgânico.
O problema principal na maioria das estratégias de SEO é a ma formulação dos metatags. A maioria das pessoas estraga seu título e meta tags, tornando-os muito longos. O Google corta sua tag de título se ela for superior a 70 caracteres e sua meta descrição é limitada a 150, portanto esse deve ser o seu número máximo para cada uma delas. Se houver tags mais compridas em suas páginas e postagens, é necessário corrigi-las. Se você é utiliza o WordPress, você pode usar o plugin Yoast SEO para corrigir suas metatags.

Velocidade de carregamento

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: média

O tempo de carregamento é inversamente proporcional a sua conversão. A cada segundo que o tempo de carregamento da página aumenta, sua taxa de conversão diminui.
Portanto, se você quiser aproveitar ao máximo seu tráfego orgânico, é necessário garantir que sua página seja carregada rapidamente — de preferência em menos de 3 segundos.
Se ela levar mais de 3 segundos, seu visitante não vai ficar aguardando ela carrega e provavelmente nunca mais voltará. Um tempo de página lento também prejudicará seus rankings, uma vez que atrapalha a experiência do usuário, que é uma das maiores preocupações do Google ao exibir resultados de pesquisa aos seus usuários. A velocidade é uma das estratégias de SEO que sempre devem ser consideradas. Felizmente, o próprio Google nos fornece uma ferramenta que analisa sua página e lista as áreas que necessitam de correção. Tudo o que você precisa fazer é digitar sua URL na ferramenta PageSpeed ​ e clicar em “analisar”.
O PageSpeed mostrará a rapidez com que sua página está carregando e, se estiver muito lenta, fará sugestões sobre como melhorar seu desempenho.
Implemente as sugestões, corrija quaisquer erros e continue refazendo o teste até você marcar acima de 80/80.

Conteúdo fantástico: interessante, engajador, exclusivo e que entregue muito valor a sua audiência

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: média

Direcionar o tráfego para o seu site é uma coisa. Mantê-los lá é outro. Se você quer que as pessoas visitem seu site e fiquem mais de uma fração de segundo, eles precisam de algo para fazer quando chegarem lá. Então, antes de começar a direcionar tráfego para o seu site, você precisa de um bom conteúdo que mantenha os visitantes envolvidos quando ele chegar. Entre todas as estratégias de SEO a sua disposição, considere essa a mais importante. Sem um bom conteúdo sua página nunca chegará nas primeiras posições nos sites de busca. A ênfase aqui está no “FANTÁSTICO”.
Conteúdo comum, genérico ou de baixa qualidade simplesmente não vai funcionar. Para que os visitantes do seu site se envolvam com seu conteúdo, ele precisa ser de alta qualidade.
Regras de ouro para criação de conteúdo:
  • Saiba quem é seu público-alvo… e crie conteúdo especificamente para eles. O que funciona para um público pode não funcionar para outro
  • Todo conteúdo precisa de um título engajador para atrair o interesse dos visitantes
  • As pessoas têm curtos períodos de atenção, então faça seu conteúdo fácil de passar os olhos. Use parágrafos curtos, marcadores, listas e subtítulos para facilitar a leitura e compreensão.
  • Apimente as coisas com imagens, gráficos, vídeos, infográficos e outros conteúdos visuais
  • Lembre-se, no fundo, todo bom conteúdo é uma história. Conte histórias para envolver seus leitores
  • Certos conteúdos performam melhor que outros, como listas, guias de instruções, estudos de caso e infográficos. É bom incorporá-los sempre que possível
Pronto! Agora que finalizamos a parte técnica e seu site está pronto para o sucesso, vamos para o que interessa…

Estratégias de SEO 2: Verifique seu posicionamento no Google

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: fácil

Antes de começar a direcionar tráfego, você deve dar uma olhada nas visitas que você já tem e identificar quantas pessoas o Google está enviando para você.

Descobrir quanto tráfego você está recebendo e para onde está sendo enviado no seu site é tão simples quanto pesquisar no Google.

Saber de onde você está começando, é um bom ponto de partida para a implementação de suas estratégias de SEO.

Para verificar seu índice, basta ir à barra de pesquisa do Google e digitar: 

site: seudominio.com.br

Então, se você é o Mark Zuckerberg e deseja verificar quanto tráfego o Facebook está recebendo, basta acessar o Google e digitar o site: Facebook.com na barra de pesquisa e pressionar o enter.

O Google exibirá todas as páginas indexadas que aparecem nos resultados da pesquisa e são qualificadas para receber tráfego.

Ao fazer essa pesquisa rápida, você pode ver quantas páginas em seu site estão elegíveis para o tráfego do Google.

Se os resultados te surpreenderem — muito menos páginas do que você pensava terem sido indexadas — é uma bandeira vermelha que é algo errado.

Se você tiver zero resultados:

a) digitou a consulta de pesquisa incorretamente
b) impediu o Google de rastrear sua página
c) fez algo que ocasionou no banimento do seu site do índice pelo Google.

Se você está lidando com o cenário a, basta digitar a consulta corretamente (obviamente).

Se você está lidando com b ou c, tem trabalho a fazer.

Verifique seu arquivo robots.txt para garantir que você não esteja restringindo o acesso do Google ao rastreamento do seu site.

O robots.txt é um arquivo deve ser salvo na pasta raiz do seu site, e indica para os robôs de busca como o Google, quais páginas você não deseja que sejam acessadas por eles.

Se você é um usuário do WordPress, vá para Configurações e, em “Leitura”, verifique se a caixa “Desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar este site” está desmarcada.

Se você está preocupado de que tenha feito algo para prejudicar sua indexação no Google, visite o Google Search Console para ter acesso as suas notificações de penalidade.

Corrija o que estiver errado e envie uma solicitação de reconsideração para que suas páginas voltem a ser indexadas — assim você poderá recuperar o tráfego para o seu site.

Se você observar que ALGUMAS de suas páginas, mas não TODAS foram indexadas, precisará fazer um pouco mais de investigação para descobrir o que está acontecendo.

Você tem conteúdo duplicado?

Existem diretórios específicos que não estão sendo indexados?

Faça um mergulho profundo nas páginas do seu site que não está sendo exibidas e procure bugs ou erros para que você possa corrigir e permitir o indexamento.

Por outro lado, se você vê diversas páginas das quais nunca ouviu falar indexadas no Google, você tem um problema.

Verifique se o seu site não foi invadido ou se algum plugin instalado está gerando páginas que você não quer indexadas.

Saber desde o início como está sua indexação no Google vai te ajudar muito a alinhar e maximizar suas estratégias de SEO.

Estratégias de SEO 3: Roube tráfego da sua concorrência

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: média

Você tem um concorrente que está melhor ranqueado que você? Ótimo! É hora de fazer um pouco de trabalho de detetive, espionar o que ele faz e roubar esse tráfego para você.

Agora, se você está pensando “não é errado roubar o tráfego do meu concorrente?”. A resposta é NÃO.

Auditoria competitiva é uma prática comum em muitas estratégias de SEO. Todo mundo faz isso.

Com ela, você pode descobrir exatamente quais palavras-chave seus concorrentes estão usando em seu conteúdo para direcionar tráfego.

Você conhece as principais palavras-chave pelas quais seus maiores concorrentes estão classificados agora?

Você deveria!

Não se sinta mal com isso. A maioria das empresas (e profissionais de marketing) não tem ideia de quais palavras-chave que seus concorrentes estão indexando.

Uma boa ferramenta gratuita para fazer auditoria competitiva é a Ubber Sugest.

A melhor forma de roubar tráfego de seus concorrentes é analisar o conteúdo das páginas que eles tem ranqueadas e que você quer ultrapassar, e criar conteúdo melhor do que o deles.

Melhor entenda como: mair abrangente, mais relevante, mais cativante.

Depois que você tiver preparado seu conteúdo incrível, é hora de compartilhar ele.

Pegue seu megafone (virtual) e comece a contar a todos sobre seu novo conteúdo.

Isso inclui qualquer pessoa que tenha criado link em seus sites para o conteúdo do seu concorrente.

Se eles gostaram do original o suficiente para fazer isso, definitivamente vão querer linkar seu conteúdo 10x mais interessante.

Essa técnica fará com que você receba muito tráfego para o seu conteúdo.

Antes que você perceba, todos esses links e tráfego ajudarão seu conteúdo a subir para o topo das listagens orgânicas — superando a concorrência no processo.

Estratégias de SEO 4: Aumente a qualidade dos links que você recebe

Dificuldade de implementação em suas estratégias de SEO: difícil

Nem todos os links são criados iguais.

Um link para o seu site proveniente de um blog desconhecido, não vai garantir o mesmo tráfego que um link de um canal de notícias como o Globo.com ou de algum outro grande player no mercado de informação.

Conseguir um link de um desses “players” é mais difícil do que obter um link de sites menores? Claro!

Pela dificuldade, é uma das estratégias de SEO que vai ser menos utilizadas pela sua concorrência. Então se você a implementar, vai estar a um passo a frente deles.

Mesmo um único link de um site enorme e respeitado pode fazer grandes coisas para o seu site.

Esse link aumentará sua credibilidade com seu público, direcionará grandes quantidades de tráfego, vai colocar seu conteúdo a frente de novos públicos e, gerar mais vendas e leads.

Agora você deve estar se perguntando. Como você pode conseguir um link de um desses grandes players?

Se você deseja se destacar em um site desse porte, vai precisar de uma grande ideia de conteúdo.

Lembre-se: os editores desses sites recebem centenas — se não milhares — de emails todos os dias.

Um email alguém que eles não conhecem com o título “Ei! Tenho uma matéria boa para você!” é 100% garantido de nunca ser lido.

Se você quer obter um link ou uma matéria de um desses grandes sites, é necessário um pouco mais de requinte.

Aqui está o nosso processo de quatro etapas para obter destaque em um grande site do seu segmento:

Etapa 1: encontre o editor certo

O primeiro passo para “entrar” em uma grande publicação é encontrar o editor certo para fazer contato.

Se você puder evitar, nunca envie um formulário ou email para os canais tradicionais de comunicação deles.

Em 99% das vezes essa mensagem não vai ser lida. Você precisa encontrar uma pessoa real para falar.

Felizmente, quase todos os editores têm uma conta no Twitter.

Você também deseja descobrir o endereço de e-mail deles.

Muitos editores publicam seus emails em seus perfis, caso contrário, você pode fazer engenharia reversa olhando para o formato de email do canal em que ele trabalha.

Etapa 2: não seja um estranho

Depois de encontrar o editor certo, você precisa entrar no radar deles.

Comece a se envolver com eles no Twitter, retweetando seus artigos ou compartilhando seu conteúdo.

Comente os artigos que eles escrevem.

Quanto mais você se envolver com eles, mais familiares eles se tornarão — e mais provavelmente responderão ao seu email quando chegar a hora de se conectar.

Uma palavra de cautela: quando você estiver se comunicando com um editor, não seja falso.

Todo mundo — incluindo os editores — quer interagir com pessoas verdadeiras.

Se as suas interações forem projetadas somente para obter algo deles no futuro, existe uma boa chance de você ser descoberto e só conquistar antipatia.

Etapa 3: saiba o que eles estão procurando

O que fará um editor excluir imediatamente seu email: enviar uma ideia que foi abordada no site 1.000 vezes, mostrando a eles que você não fez sua pesquisa antes.

Você apresenta uma ideia que não tem lugar no site deles, mostrando novamente que você não fez o seu dever de casa.

Você ignora completamente as diretrizes de conteúdo estabelecidas.

Antes contactar um editor, é importante se preparar. Você precisa saber o que ele está procurando.

A maioria dos sites tem diretrizes de editorias e contribuições em seu site. Certifique-se de seguir a risca essas diretrizes.

Leia os artigos que eles publicam para te ajudar a formular uma ideia em um ângulo que faça sentido para o seu público.

Então, examine as postagens anteriores deles para garantir que o ângulo / ideia ainda não foi coberto.

Você também pode pesquisar nas web para ver se há mais informações sobre como lançar uma publicação específica para esse canal com sucesso.

Quando você sabe que assuntos um editor está procurando e como ele deseja que essas ideias sejam entregues, é muito provável que você tenha sucesso do que apenas enviar o que você pensa que eles querem e torcer para dar certo.

Etapa 4: Faça contato

Depois de encontrar seu editor, entrar no radar dele e descobrir o que lançar, a única coisa que resta a fazer é enviar a eles uma mensagem.

Envie um e-mail breve apresentando você e sua empresa. Indique os motivos pelo qual eles devem publicar seu conteúdo.

Lembre-se, a única maneira de publicar seu conteúdo é se eles puderem ter uma visão clara do que eles vão ganhar com isso.

Mostre a eles que valor você vai agregar à publicação e aos leitores.

Você também deve incluir um resumo do que você escreverá — os editores ADORAM esse cuidado extra porque os ajudam a ter uma ideia melhor de como seu conteúdo se encaixa no site deles.

Depois de enviar o email, aguarde. Os editores estão SUPER ocupados, então se eles não responderem na mesma hora, não se preocupe.

Dê uma semana e envie um breve e-mail de acompanhamento para ver se eles tiveram tempo de levar seu material em consideração.

Conclusão

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Renato Nabinger

Renato Nabinger

Profissional especializado em auditoria consultiva em marketing digital. Tendo atuado em mais de 1.250 projetos ao longo dos seus 20 anos de carreira. Requisitado por empresas do setor de serviços, profissionais liberais e empreendedores digitais. Observa e avalia se as técnicas e tecnologias empregadas nos projetos, estão contribuindo efetivamente no retorno do investimento e quais as correções necessárias devem ser feitas. Sua formação em Marketing, com MBAs em Planejamento Estratégico e Engenharia de Software, permite realizar diagnósticos precisos no Marketing Digital, que depende tanto da estratégia quanto da tecnologia para gerarem resultados expressivos.
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